João Pessoa, 03 de setembro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
INCLUSÃO

Projeto-piloto vai levar a município de Sergipe academia para anões

Comentários: 0
publicado em 03/09/2012 ás 12h46

Conhecida como a "cidade dos anões", Itabaianinha, localizada a 120 km de Aracaju (SE), deverá receber até o próximo ano uma academia de ginástica e uma oficina de móveis adaptados. No município, de cerca de 38 mil habitantes, há um anão a cada 300 moradores, segundo o IBGE.

O projeto-piloto é uma parceria da Secretaria dos Direitos Humanos e da Cidadania do estado com a Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República e conta com o apoio do Instituto Federal de Sergipe (IFS) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

A academia deverá contar com todos os equipamentos adaptados, para que os anões possam trabalhar todas as partes do corpo. O local já foi escolhido. Já a oficina de móveis deverá ajudar alguns deles a conseguir um trabalho na cidade.

O secretário dos Direitos Humanos e da Cidadania Luiz Eduardo Oliva diz estar otimista com o projeto. Segundo ele, a Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República irá liberar os recursos necessários para sua concretização. A previsão é que a academia seja inaugurada em 2013.

“Fui a Brasília no início deste mês para discutir uma ação conjunta no desenvolvimento de uma tecnologia apropriada para estas pessoas. Especialistas explicam que o anão tem a caixa torácica pequena, mas seus órgãos se desenvolvem normalmente. Por isso, é preciso atenção com a saúde física. A tecnologia para a academia será desenvolvida por estas instituições parceiras”, diz Oliva.

“É muito importante esta ação em razão de as pessoas com nanismo estarem inseridas dentro da política de pessoas com deficiência, que é extremamente inclusiva. Será um modelo para o país”, afirma.


G1