João Pessoa, 02 de setembro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
RETOMADA

Venezuela: após explosão, refinaria deve processar 250 mil barris diários

Comentários: 0
publicado em 02/09/2012 ás 10h13

O governo da Venezuela disse neste sábado que espera processar 250 mil barris diários de petróleo este fim de semana na refinaria de Amuay, que na madrugada do dia 25 sofreu uma explosão que obrigou partes do complexo a serem parados e deixou um saldo oficial de 42 mortos.

O ministro do Petróleo e Mineração, Rafael Ramírez, disse que neste momento a refinaria já está produzindo 170 mil barris diários, declarando que espera chegar a 250 mil por volta do final do dia "para chegar a nossos níveis de normalização". Isto representaria cerca de 39% do processamento de Amuay, que tem capacidade para refinar 645 mil barris de petróleo diários e faz parte do Centro Refinador Paraguaná (CRP), um dos maiores do mundo, situado no noroeste da Venezuela.

"Nosso processo de começo seguro continua se desenvolvendo de acordo com o cronograma e podemos garantir ao país que em poucas horas continuaremos fazendo anúncios de nossa completa normalização", disse Ramírez em entrevista coletiva no estado de Falcon, onde fica o CRP. Ele apontou que, com os 170 mil barris de Amuay, o país está refinando atualmente 860 mil barris diários.

Ele assinalou, além disso, que há uma reserva de 4.060.000 barris de petróleo, o que representa dez dias de estoque. No último dia 25, uma fuga de gás, segundo as primeiras hipóteses, foi o estopim de uma explosão que queimou nove depósitos de combustível no pátio de tanques de Amuay, deixando um saldo oficial de 42 mortos, oito desaparecidos e mais de cem feridos.

Terra