João Pessoa, 05 de outubro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista paraibano, sertanejo que migrou para a capital em 1975. Começou a carreira  no final da década de 70 escrevendo no Jornal O Norte, depois O Momento e Correio da Paraíba. Trabalha da redação de comunicação do TJPB e mantém uma coluna aos domingos no jornal A União. Vive cercado de livros, filmes e discos. É casado com a chef Francis Córdula e pai de Vítor. E-mail: [email protected]

Tonha viu  2 ETs no jardim dos ventos uivantes

Comentários: 0
publicado em 05/10/2021 ás 07h51
atualizado em 05/10/2021 ás 09h36

A vizinha Tonha viu um ET. Aliás, dois. Ela disse que era vermelho, como uma bola de fogo.

Eu estava lendo Valter Hugo Mãe, quando escutei Tonha me chamar. Ela é nossa vizinha do lado direito. “Seu Kubitschek, ontem caiu uma bola de fogo aqui no jardim. Era perto da meia noite”. Como assim, Tonha?

Tonha está muito inquieta porque vai passar o Natal e Ano Novo no Canadá, onde mora seu filho Golias. Talvez tenha sido isso. Essa coisa de ficar pensando no avião, a primeira vez a pessoa nunca esquece ou morre agarrada na mão do finado Belchior.

Tonha não mente. Ela fez um balanço triturado, do fogo a desenhar imagens nas flores raras do nosso jardim. Tonha não é a Januária da janela de Chico Buarque. Na sua casa, as janelas dão para o Rio Jaguaribe. Tonha não é bonita, mas é legal. Sabe andar de bicicleta, ela é modal.

Muitas pessoas como Tonha sofrem de irrealidades, essas coisas desse tempo que já não nos incomoda por sua causa e efeito. Ela nem ligou para o boogie woogie, que deu ontem nas redes sociais.

Se  Tonha fosse jovem, eu até imaginaria que ela tinha fumado um baseado, mas Tonha é careta, tem argila e o fogo nos olhos e lembra uma esfinge.

Dona Francis não acreditou, apesar da constatação, um pé de rosa estava murcho, para onde Tonha apontava com o dedo. “Foi aqui,  Seu Kubitschek. E foram duas bolas de fogo”. Ué, foram bolas de fogo? A senhora não viu um casal de ET?

Ela não lembrava dos contornos dos seres do fogo, que ainda a fazem tremer, persistindo como se puxa um facão para remendar sua verdade.

Até agora apenas Tonha, única sobrevivente desse hecatombes, quase um naufrágio, jura que viu dois ETs no nosso jardim.

Coitada da flor de crisântemo, que plantamos com tanto carinho. Tonha eu vou chamar a televisão, o Datena, seja quem for para lhe entrevistar. “Não,  o jornalista aqui é o senhor”.

Dona Tonha a senhora acha que o ET era “PeTralha” ou Bolsonarista? “Tô falando sério, seu Kubitschek”

Chegou o tempo com e sem paciência. “Eu juro que vi”, disse ela, com a voz pastosa.

Tonha será que a senhora não viu o dono da Prevent Senior sendo retirado do festival e no lugar dele entra Negritude Júnior no line-up?  “Não sei  nem o que é isso, mas eu vi  as bolas de fogo. Xuta e Dudu também viram”, disse ela.

Depois eu digo quem é Xuta e Dudu.

Amanhã cedo vou instalar câmeras.

É isso, ninguém te deixa falando sozinha, você já estava falando sozinha.

Kapetadas

1 –  Fui dormir pensando:-Stephen Dedalus não leu Ulysses. Harry Potter não é um boy magia. Gregor Samsa adorava cheirar Baygon. Capitu não tinha olhos de ressaca, era vesga. Dorian Gray fez o primeiro selfie da história. Ninguém conseguia dormir direito no morro dos ventos uivantes. Ninguém

2 – Já imaginou a complicação do sexo das aranhas cada uma com 8 perninhas, imagina a situação.

3 -Som na caixa: “E no jardim os urubus passeiam/A tarde inteira entre os girassóis”, Caetano Veloso.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB