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Formada em Direito, Administração com ênfase em Comércio Exterior e pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Universal Class da Florida.
É lider climate reality change pelo Al Gore e ceo do site Belicosa.com.br onde escreve sobre comportamento digital e Netnografia.

5 Dicas de Netnografia para ajudar sua marca a se destacar na Internet

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publicado em 19/10/2021 ás 10h16

Como o método da netnografia vai te ajudar a se destacar na internet.

A Netnografia vem se consolidando como uma ferramenta poderosa na obtenção de ideias com o objetivo de renovar os meios de relacionamento e comunicação com os consumidores.

Olhar para as redes sociais e perceber como as pessoas interagem nunca foi tão importante.  Já que é esse caminho de comunicação o mais utilizado quando se quer elogiar, reclamar e se informar sobre produtos e serviços. Mas, para que essas informações sejam úteis para as empresas, é necessária pesquisa.

A Netnografia, não é apenas um estudo puro na Internet, ela estrutura o conhecimento através de pesquisas qualitativas que interpretam os dados de consumidores em ambiente virtual.

As companhias e, principalmente, os profissionais que lideram os projetos devem entender profundamente o comportamento humano e saber como as pessoas se relacionam e convivem.

Utilizado da maneira adequada, o estudo permite insights mais sinceros, sem que empresas e clientes sejam confrontados diretamente. Isso gera otimização de tempo, eficiência e transparência ao estudar o consumidor.

Mas, e se você não pode pagar pelos serviços de uma netnografia completa, que tal alguns insights gerados pelo método para ajudar a sua marca a se destacar na Internet?

Dê um Google:

Veja se ao colocar o nome da sua marca no Google ela aparece na primeira pesquisa. Se não veja se com outra grafia consegue encontrar sua marca. Se tem site e redes sociais, essa busca ficará mais fácil, e isso indica que os clientes irão lhe achar.

Sincronismo nas redes:

Sua marca tem rede social? Quem não tem? Verifique se em todas as redes sua marca tem a mesma cara, o mesmo avatar, o mesmo tipo de banner. Isso, além de passar uma imagem profissional, vai fazer com que seus consumidores reconheçam sua marca, e isso significa vender mais.

Informação correta é tudo:

Você sabia que o que mais buscamos na Internet, são informações? Para o cliente lhe achar, seu endereço, horário de atendimento e dias em que suas empresas funcionam precisam estar alinhados em ambiente digital. Já que ninguém quer dar com a cara na porta e ver que está fechado.

Segunda a publicitaria Gal Barradas “somos vendedores de assunto”. Se não informar o consumidor sobre o que faz, quando faz e aonde faz, não tem como uma marca resistir à falta desse cliente que vai sucumbir ao seu concorrente.

Interação com o cliente é vital:

Você contrata uma empresa que desenvolve sua marca, faz a publicidade adequada, patrocina post e não dedica seu tempo para responder seus clientes. Olha o perigo! Consumidor digitalizado quer ser correspondido e sim, você precisa responder cada um de um jeito para ele interagir.

A Coca-Cola por exemplo buscou na metodologia um caminho para encontrar temas musicais ligados aos seus consumidores da linha Zero. Para isto, foi realizada uma análise de território da marca com o objetivo de entender os melhores meios de comunicação entre a empresa e o cliente, além da captação de possíveis novos compradores.

Comentários são importantes:

Ao dar um Google na sua marca nas redes sociais ou nos buscadores, irá verificar que tem um monte de gente falando sobre você. Se não tem, é bom pedir ajuda dos amigos, da família e de quem trabalha com você para fazer um comentário.

Nem sempre eles serão gentis, mas vão te ajudar a dar um norte em decisões estratégicas ou mesmo corrigir problemas. Mas lembre-se de interagir com seu cliente, não importa que plataforma use.

O objetivo da netnografia é buscar insights nas entrelinhas das conversas, com método de pesquisa de mercado. Mas as dicas dadas aqui vão ajudar sua marca de maneira franca a se destacar em ambiente digital. E lembre-se o negocio é informar, interagir, segmentar e mensurar.

Maria Augusta Ribeiro é especialista em comportamento digital e netnografia no Belicosa.com.br

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB