João Pessoa, 12 de novembro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
entrevista

Nutrição do Uniesp colocou 260 profissionais no mercado

Comentários: 0
publicado em 12/11/2021 às 08h26

Kubitschek Pinheiro – MaisPB

Vamos lembrar da importância da alimentação, já que a nutrição de indivíduos e comunidades são os eixos centrais do trabalho do profissional do Curso de Bacharelado em Nutrição do Uniesp. O bacharel em nutricionista é responsável pela avaliação, diagnóstico e acompanhamento do estado nutricional de pessoas de todas as faixas etárias com o objetivo de recuperar a saúde por meio de uma alimentação adequada. O trabalho também pode envolver a segurança alimentar de grupos ou comunidades.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho em nutrição é de uma abrangência notável. Além de abrir seu próprio consultório, o nutricionista encontra oportunidades em restaurantes, indústrias alimentícias e de pesquisa, nutrição esportiva, marketing nutricional, clínicas e hospitais. Outro setor que está em alta é o de alimentação coletiva, tanto para atuarem em programas de combate aos transtornos alimentares e patologias diversas, como para investir na qualidade de vida das pessoas.

O MaisPB conversou com Gloria Barros de Jesus Medeiros, coordenadora do curso de Bacharelado de Nutrição. De vasta experiência a professora Glória possui Graduação em Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Especialista em Saúde Coletiva, Mestrado em Ciências da Nutrição pela UFPB e Doutorado em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Ela atuou como docente nos cursos de Nutrição, Enfermagem e Estética e Cosmética. Participou da implantação do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena da Paraíba, coordenando o serviço nos primeiros três anos. Atuou por 25 anos na área hospitalar e, em ambulatório, consultório e no Hemocentro da Paraíba e possui experiência nas áreas de Nutrição Clínica e Saúde Pública. Está à frente da Coordenadora do Curso de Bacharelado em Nutrição do Centro Universitário UNIESP desde 2015, quando o curso foi implantado.

MaisPB – Desde quando você está na coordenação do curso de Nutrição do UNIESP?

Glória Barros – Estou como coordenadora do curso de Nutrição do UNIESP desde agosto de 2015 quando houve o primeiro vestibular para o ingresso de alunos no curso.

MaisPB – Qual a importância hoje do curso de Nutrição diante de tantas descobertas sobre alimentação, saúde e atividade física?

Glória Barros – Alinhada aos novos tempos, o curso de Nutrição tem se consolidado com uma atuação significativa junto à sociedade. O curso de Nutrição forma profissionais capazes de investigar e ajudar na relação do indivíduo com a alimentação e assim preservar a saúde durante todos os ciclos de vida (gestação, infância, adolescência, adulto e idoso). E associada à atividade física regular proporciona uma excelente qualidade de vida e melhoria do estilo de viver das pessoas. O agravamento de doenças por conta de problemas com a alimentação e a crescente preocupação das pessoas com a própria saúde fazem com que a Nutrição fique mais valorizada no mercado.

MaisPB – Tem ideia de quantos alunos vocês já colocaram no mercado?

Glória Barros – Sim. Desde os concluintes da primeira turma (2019.2) até 2021.1 formamos 206 profissionais Nutricionistas. E agora em 2021.2 teremos mais 74 alunos concluintes, totalizando 280 profissionais Nutricionistas.

MaisPB – Qual o perfil do aluno de Nutrição do UNIESP?

Glória Barros – Profissional da saúde de caráter generalista, integrado a uma equipe multiprofissional, qualificado a refletir nas diferentes áreas de Nutrição (clínica, social, alimentação institucional, ensino, pesquisa, tecnologia, controle de qualidade de alimentos, entre outras), com percepção crítica da realidade humana, das transformações sociais, científicas e tecnológicas e suas relações com a ciência da nutrição.

MaisPB – O curso de Nutrição – laboratórios e atividades práticas.

O curso possui unidades curriculares teóricas, teórico-práticas e práticas bem como atividades de curricularização da extensão, monitorias, projetos de extensão e de pesquisa e, também de responsabilidade social. Os estudantes participam de aulas práticas em diversos laboratórios de unidades curriculares básicas e específicas. Os estudantes têm 20% da carga horária do curso em estágios supervisionados em Nutrição Social, Nutrição Clínica e Unidades de Alimentação e Nutrição.

Laboratórios Básicos:

1. Laboratório de Anatomia

2. Laboratório de Microscopia

3. Laboratório de Bioquímica

Laboratórios Específicos:

1. Laboratório de Tecnologia e Processamento de Alimentos

2. Laboratório de Análise Sensorial de Alimentos

3. Laboratório de Análise de Alimentos e de Bramatologia

4. Laboratório de Avaliação e Educação Nutricional

O Centro Integrado de Saúde (CIS) composto por seis consultórios para atendimento nutricional, destinado à sociedade em geral integra o Curso de Nutrição do UNIESP.

MaisPB – Os professores do curso de Nutrição têm mestrado e doutorado?

Glória Barros – Hoje somos 21 professores, onde 3 são Especialistas, 7 Mestres e 11 Doutores.

MaisPB – Vocês realizam seminários, eventos gerais?

Sim. Realizamos eventos na instituição e externamente, também. Exemplos: Dia do Nutricionista, Dia Mundial da Alimentação, Combate à Hipertensão Arterial, Combate ao Diabetes Mellitus, eventos com instituição de idosos e creches, escolas, UBS, hospitais, oficinas como por exemplo preparações com alimentos funcionais, lanches saudáveis para merenda das crianças e aproveitamentos de alimentos, ação social com os funcionários da instituição com avaliação nutricional e prescrição dietoterápica, feiras com alimentos orgânicos, eventos com alimentos fitoterápicos e funcionais, eventos na praia, palestras diversas com temas como Nutrição Comportamental, Autismo, Transtornos Alimentares, Atuação Profissional e Ética, Master Chef, Nutrição e Agricultura, Nutrição e Suplementos Alimentares, Nutrição e Oncologia, entre outros.

MaisPB – E os trabalhos de Iniciação Científica?

Glória Barros – Sim, também, temos a Iniciação Científica com trabalhos realizados entre os alunos e supervisão dos professores. Alguns são aceitos em congressos e publicações. Após os trabalhos de conclusão de curso, publicamos na revista da instituição, os melhores artigos de nossos alunos.

MaisPB – Qual foi a participação do curso de Nutrição no INOVA 2021?

Glória Barros – O curso de Nutrição participou do INOVA com palestras no formato presencial e pelo You Tube, Master Chef e Workshop de vinhos. Os palestrantes que abrilhantaram o evento do INOVA foram oriundos da Paraíba, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.

MaisPB – Como você avalia a gestão da professora Érika Marques?

Glória Barros – Gestão excelente. Capaz nas decisões, gerência com experiência, inovadora, tem grande bagagem e formação acadêmica impecável.

MaisPB – Temos novidades para 2022?

Glória Barros – Com certeza. Fechando parcerias no laboratório de Análises de Alimentos com a Universidade Federal da Paraíba para desenvolver pesquisas e angariar a iniciação científica com produção de trabalhos de alto nível. Implementar a oferta de cursos de pós graduação (no momento encontra-se em funcionamento o de Nutrição em Oncologia e Nutrição com Ênfase em Doenças Crônica). Planejamento para oferta de mestrado, também; inaugurar a “sala da Mãe que Amamenta” que se encontra pronta (mas a pandemia não deixou inaugurar) onde as funcionárias, alunas e professoras poderão na volta da licença maternidade coletar seu leite e armazenar na temperatura adequada e levar para casa e, o excedente doar ao Banco de Leite Humano; continuar na melhoria acadêmica para que nossos alunos tenham uma formação cada vez mais de excelência e sair preparado para o mercado de trabalho.