João Pessoa, 14 de agosto de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Eleições 2012

Tv Master realiza debate com candidatos à prefeitura de Cabedelo

Comentários: 0
publicado em 14/08/2012 ás 12h33

Experiência, seriedade na apresentação de propostas e tom firme ao responder às provocações dos adversários. Estas foram as principais características apresentadas pelo ex-vereador e candidato da Coligação A União Faz a Força (PMDB, PRB, PP, PT, PTB, PSL, PSC, PR, DEM, PSDC, PRTB, PHS, PMN, PTC, PV, PRP, PSDB, PPL, PCdoB), Luceninha, na noite desta segunda-feira (13), durante o primeiro debate televisivo realizado entre os prefeitáveis de Cabedelo, na TV Master, de João Pessoa.

Ao longo de seis blocos, que se estenderam por quase três horas de debate, Luceninha fez perguntas aos concorrentes e também respondeu indagações feitas por eles e por internautas sobre programas, projetos e ideias para a gestão à frente da cidade portuária. Luceninha, que chegou à sede da TV Master ao lado do candidato a vice-prefeito de Cabedelo, Leto Vianna (PMDB), e de candidatos a vereador dos partidos aliados, além de lideranças políticas de Cabedelo, discorreu com propriedade sobre temas como educação, saúde, segurança, mobilidade urbana, geração de emprego e renda, desenvolvimento econômico e políticas públicas para a juventude, entre outras ações.

 Durante o debate, o candidato peemedebista deixou evidenciado que, após 16 anos de vida pública, entre eles 12 anos como presidente da Câmara Municipal de Cabedelo, sente-se preparado para administrar a sua cidade-natal. “Apresentamos propostas concretas, sem falsos moralismos e sem discursos demagogos, dentro da realidade de Cabedelo. A população conhece, sabe quem é Luceninha, um homem público, que debate com as pessoas, conhece profundamente os problemas da cidade e, principalmente, mantém uma conduta ilibada com a ficha limpa”, frisou.

Participação popular

Durante o debate, Luceninha disse que a prioridade é desenvolver em Cabedelo um governo pautado através da participação popular. “Quando estive na Câmara Municipal fui o vereador que mais apresentou requerimentos e emendas naquela casa, e uma das características de nosso mandato foi a participação das pessoas. Sempre ouvi os anseios da população e lutava para transformá-los em projetos estruturantes para a cidade, e assim será, caso sejamos eleitos”, comentou.

Entre as suas propostas de Governo, o candidato adiantou que, em sua gestão, o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda serão tratados como prioridade. Ele confirmou o compromisso de lutar pelo retorno de 12 empresas da área pesqueira, que deixaram Cabedelo para se instalarem na área litorânea do Rio Grande do Norte. “O descaso da atual gestão fez com que essas empresas saíssem de Cabedelo e deixassem cerca de cinco mil pescadores desguarnecidos. Se eleito, vou buscar incentivos junto aos governos do estado e federal para que novas empresas venham ocupar o nosso terminal pesqueiro, hoje um dos mais modernos do país”, comentou.

Já sobre o Porto de Cabedelo, Luceninha disse que vai lutar para que o processo de dragagem do calado seja concluído possibilitando a chegada de embarcações de grande porte no município. “Em 2007, criamos um conselho suprapartidário em favor do Porto e esta tem sido uma luta antiga nossa. Se eleito, vou pessoalmente procurar a nossa bancada federal para que esse problema seja resolvido”, pontuou.

Ainda dentro do tema desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda, o candidato peemedebista afirmou que pretende criar a Secretaria de Trabalho e Ação Social. “Também implantaremos um programa gerador de negócios (Proger), orientado para os setores sociais de baixa renda, além de seguro defeso para pescadores, e cursos profissionalizantes para trabalhadores da categoria marítima”, completou.

Luceninha ainda destacou a execução de projetos de reordenamento da orla marítima e de mobilidade urbana para Cabedelo. Segundo ele, já existem projetos prontos para serem encaminhados ao ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.

 Área social, Esporte e Lazer

Já na área social, Luceninha afirmou que pretende promover a descentralização da Secretaria de Bem Estar Social para beneficiar a população, principalmente aquelas famílias que moram em comunidades ribeirinhas, através do acesso aos programas de cunho social e gestão municipal.

O candidato também destacou a implantação de projetos na área de esporte, como a construção de uma vila olímpica e um estádio de futebol para Cabedelo e da construção de quadras poliesportivas em diversos bairros do município. “O nosso objetivo é incentivar a prática de esportes e, com isso, tirar os jovens do caminho da marginalidade e das drogas”, frisou.

Concurso público e transparência

Ao responder pergunta de um internauta sobre o último concurso público realizado há dois anos pela Prefeitura Municipal de Cabedelo, Luceninha prometeu convocar todos os aprovados assim que tomar posse na gestão municipal. “Vamos fazer um governo transparente, coeso e de combate à corrupção. Vamos convocar todos os aprovados, na forma da lei, pois não é justo que as pessoas que estudaram para passar numa seleção fiquem a mercê da boa vontade do gestor de plantão”, comentou.

Assessoria de imprensa