João Pessoa, 12 de agosto de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Depois de passar por disputas de esgrima, natação e hipismo, a brasileira Yane Marques largou na frente no evento combinado de corrida e tiro que decidiu o pódio do pentatlo moderno, e não decepcionou. A pernambucana chegou em terceiro na prova decisiva e conquistou uma medalha inédita para o Brasil na última competição dos Jogos Olímpicos de Londres.
A brasileira levou vantagem no primeiro estande de tiro e logo abriu dez segundos em relação à segunda colocada, a lituana Laura Asadauskaite, líder do ranking mundial. Mas a rival conseguiu tirar a diferença na corrida e ultrapassou Yane. Na terceira série de tiros, a britânica Samantha Murray assumiu o segundo lugar, e a pernambucana chegou em terceiro para assegurar o bronze.
A lituana Laura Asadauskaite ficou com o ouro, e a prata foi para a britânica Samantha Murray. Yane terminou a competição com 5340 pontos, 68 a menos que a campeã. Ela chegou a ter o terceiro lugar ameaçado no final da corrida, mas terminou o evento combinado em 12min12s08, contra 11min55s64 da primeira colocada.
Yane tinha somado 3.268 pontos nas três primeiras provas do pentatlo moderno e chegou na corrida final empatada com a lituana na primeira posição, ganhando o direito de largar em primeiro lugar no percurso cross country em que elas precisam acertar cinco alvos antes de percorrer três trechos de 1.000 metros.
O pentatlo moderno reúne cinco esportes e é disputado em apenas um dia. Depois das competições de esgrima, natação e hipismo, o atleta que tiver somado mais pontos larga na frente na última prova que combina corrida e tiro.
No esgrima, Yane ficou em sexto, e pulou para a vice-liderança após atingir seu recorde pessoal nos 200 m livre da natação. Com um nono lugar no hipismo após derrubar dois obstáculos, a pernambucana entrou na briga por medalha.
Yane Marques é a terceira colocada do ranking mundial e tem bons resultados desde Pequim, quando foi só a 18ª colocada. Ela foi sexta no Mundial de 2010, sétima em 2011 e sexta novamente neste ano, meses antes das Olimpíadas.
A pernambucana já foi medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio em 2007, e ficou com a prata no ano passado em Guadalajara. Em Pequim-2008, Yane ficou em 18º lugar após perder pontos justamente na prova do hipismo, por causa do refugo de sua montaria.
UOL
OPINIÃO - 26/11/2024