João Pessoa, 11 de agosto de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Várias pesquisas divulgadas nos últimos dias deram vantagem ao candidato democrata à reeleição, Barack Obama, na corrida presidencial de novembro contra o seu rival republicano Mitt Romney, enquanto ainda restam oportunidades para conquistar votos.
Obama lidera as sondagens em nível nacional e na maioria dos estados indecisos que serão determinantes na eleição de 6 de novembro, enquanto Romney se prepara para fazer dois anúncios importantes: informar o seu companheiro de chapa e discursar na convenção republicana.
Várias pesquisas indicam que a estratégia democrata de construir uma imagem de Romney como um rico empresário despreocupado com as dificuldades enfrentadas pela classe média tem funcionado.
Também revelam que enquanto os americanos, que há anos enfrentam problemas financeiros, não esperam de Obama uma solução imediata, são cada vez menos aqueles que acreditam que Romney pode fazer melhor.
Uma pesquisa nacional da Fox News descobriu que Obama tem 49% das intenções de voto, enquanto Romney conta com 40%. Uma outra sondagem da CNN revelou que Obama deve obter 52% dos votos, sete pontos à frente do ex-governador de Massachusetts.
Além disso, uma pesquisa do centro Pew Research, divulgada na semana passada, afirma que Obama tem uma vantagem ainda maior, de 10 pontos percentuais.
Estes levantamentos foram realizados após semanas difíceis para Romney, criticado por seu plano de pacote fiscal, bem como pelas declarações feitas em sua recente viagem ao exterior.
"Os acontecimentos das duas últimas semanas parecem ter dado energia os eleitores democratas", considerou o analista Daron Shaw da Fox News.
Obama também parece ganhar votos entre os eleitores independentes que tendem a fazer pender a balança nas eleições americanas.
No entanto, embora as sondagens nacionais sejam usadas para se ter uma ideia da opinião geral, não refletem todos os fatores determinantes na eleição, uma batalha que se conquista estado por estado e que é necessário conquistar os 270 colégios eleitorais para chegar à Casa Branca.
Romney terá duas oportunidades para reconquistar a confiança dos eleitores: o anúncio de seu companheiro de chapa e quando for oficialmente nomeado como candidato presidencial na convenção do Partido Republicano, em Tampa, Florida.
Além disso, em três debates agendados para outubro, Romney poderá recorrer a críticas à gestão econômica de Obama, que termina seu mandato com o desemprego em 8,3%.
UOL
OPINIÃO - 26/11/2024