João Pessoa, 28 de janeiro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
em fevereiro

Consulta a dinheiro esquecido será retomada

Comentários: 0
publicado em 28/01/2022 ás 08h59
atualizado em 28/01/2022 ás 09h12
Foto: Divulgação

A ferramenta que permite a cidadãos e empresas verificar se deixaram dinheiro esquecido em contas bancárias voltará ao ar apenas no dia 14 de fevereiro, informou o Banco Central na tarde desta quinta-feira (27). O SVR (Sistema Valores a Receber), como ficou conhecido, foi suspenso na última terça (26) após o alto número de acessos desestabilizar o site do Banco Central, responsável pela consulta.

No dia do lançamento (24), a quantidade de acessos ao site foi 20 vezes maior que um dia de alto volume – ou 50 vezes maior que um dia normal. Essa alta procura ao site para acessar o SVR provocou sua instabilidade, seguida de indisponibilidade, levando o BC a retirar o SVR do ar. Segundo o BC, para que o SVR possa voltar a atender a todos os cidadãos com estabilidade e segurança, o órgão está investindo fortemente na ampliação de sua capacidade de atendimento.

O BC informa que, a partir de 14 de fevereiro, o cidadão poderá consultar se tem algum valor a receber. Em caso positivo, será imediatamente informado sobre a data em que poderá solicitar a transferência dos recursos para sua conta. Essas solicitações de transferências poderão ser agendadas a partir de 07 de março, na data informada pelo sistema.

“Os cidadãos não devem se preocupar com a manutenção de seus recursos não procurados nesse período. Não há risco de prescrição ou perda desses recursos, que permanecerão guardados pelas instituições financeiras à espera de seus proprietários”, informa o BC.

O órgão ainda alertou o cidadão para que não caia em golpes utilizando o SVR e informou que não entra em contato com os cidadãos. “Qualquer informação sobre valores a receber só poderá ser obtida a partir de 14/02/2022. A solicitação de resgate no SVR será feita por meio de usuário e senha e os recursos serão transferidos diretamente das instituições financeiras para os cidadãos, que não devem fazer qualquer depósito prévio a qualquer pessoa ou instituição”, finaliza.

MaisPB

MaisTV

Relator vota contra registro de Chico Mendes e pedido de vista adia julgamento

NO TRE-PB - 04/09/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas