João Pessoa, 03 de fevereiro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
argentina

Cocaína ‘envenenada’ deixa ao menos 20 mortos

Comentários: 0
publicado em 03/02/2022 às 10h00
atualizado em 03/02/2022 às 07h01
Cocaína envenenada deixou ao menos 20 mortos na Argentina Foto: Secretaria de Saúde de Buenos Aires

Pelo menos 20 pessoas morreram e outras 74 foram hospitalizadas em Buenos Aires após intoxicação causada por uma cocaína adulterada. De acordo com o governo local, os pacientes foram levados para oito hospitais da capital argentina.

As autoridades lançaram apelo urgente, pelos meios de comunicação social, nesta quarta-feira (2) à tarde. “Aqueles que compraram drogas nas últimas 24 horas devem jogá-las fora”, disse o ministro da Segurança de Buenos Aires, Sergio Berni. As autoridades tentam localizar a substância tóxica para retirá-la de circulação.

Foram realizadas operações policiais no subúrbio de Loma Hermosa, a noroeste da capital, e cerca de 12 pessoas foram detidas, de acordo com o ministro. Ele disse que sacos de cocaína foram apreendidos. A droga cortada está sendo analisada em laboratório em La Plata.

As vítimas, incluindo vários homens na faixa de 30 a 40 anos, teriam sofrido violentas convulsões e súbitos ataques cardíacos, de acordo com relatórios médicos citados por vários meios de comunicação social. “Há um componente importante que ataca o sistema nervoso central”, disse Berni.

Os especialistas temem que o número de mortos possa aumentar, com a descoberta de vítimas que não tinham tempo ou meios para chegar a um centro de saúde. “Há mortes na via pública ou em casas, cujo número não foi possível determinar”, disse fonte oficial.

“Quando dizemos cocaína má, não estamos falando de produto podre ou com prazo de validade vencido”, mas sim composta com substância tóxica, disse o ministro da Segurança de Buenos Aires.

MaisPB com informações da Agência Brasil