João Pessoa, 23 de julho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Dezenas de pessoas morreram e se feriram após várias explosões em diferentes cidades do Iraque nesta segunda-feira (23), de acordo com autoridades policiais e médicas.
No total, 22 ataques foram realizados em 14 cidades, incluindo a capital Bagdá e vários municípios do norte do país.
Os números de mortos e feridos ainda não são definidos. A agência de notícias Reuters divulga que ao menos 89 pessoas morreram e que outras 223 estão feridas. A France Presse, por sua vez, informa que há 91 mortos e 161 feridos.
Atentados envolvendo suicidas e carros-bomba foram registrados em Bagdá, Saadiyah, Khan Beni Saad, Kirkuk, Tuz Khurmatou, Dibis entre outros. Entre as principais vítimas estão policiais e soldados.
Um dos ataques mais mortíferos aconteceu contra uma base militar localizada a leste da cidade de Al Doloaiya, 90 quilômetros ao norte da capital iraquiana, onde pelo menos 15 soldados perderam a vida.
Atentado no domingo
Carros-bomba em duas cidades ao sul de Bagdá e na cidade iraquiana de Najaf mataram ao menos 17 pessoas neste domingo (22) e feriram outras dezenas, segundo fontes da polícia e dos hospitais afirmaram às agências de notícias.
Nas últimas duas semanas houve uma trégua na violência no período que antecede o Ramadã, mês sagrado para os muçulmanos, que começou no Iraque no sábado. Em junho ao menos 237 pessoas foram mortas e 603 foram feridas em ataques, o que o tornou um dos mais sangrentos meses desde que as tropas se retiraram no final do ano passado.
G1 Com informações das agências de notícias Efe, France Presse e Reuters
OPINIÃO - 26/11/2024