João Pessoa, 26 de fevereiro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
guerra na Ucrânia

Ruas em Kiev estão vazias à espera de ataque russo

Comentários: 0
publicado em 26/02/2022 às 08h35
atualizado em 26/02/2022 às 05h46
Foto: reprodução/TV

As ruas amanheceram vazias neste sábado (26) em Kiev, capital da Ucrânia. Durante a noite as sirenes tocaram algumas vezes avisando sobre a possibilidade de um ataque aéreo russo. A população se esconde em porões. O presidente Volodymyr Zelensky disse que a capital ainda está sob controle da Ucrânia, mesmo com a invasão russa que começou na quinta-feira.

“Nós resistimos e estamos repelindo os ataques inimigos com sucesso. A luta continua”, ele afirmou em um vídeo. “Temos apoio de quase todos os países da União Europeia para desconectar a Rússia do Swift (rede de pagamentos). Espero que a Alemanha e a Hungria tenham coragem de apoiar a decisão. Temos coragem de defender nossa terra natal, de defender a Europa”, disse.

Segundo o Reino Unido, o maior volume de soldados da Rússia está a 30 quilômetros do centro de Kiev. “A Rússia ainda não dominou o espaço aéreo da Ucrânia, o que diminui a eficácia da Força Aérea russa”, disse o ministro de Defesa britânico.

Para Dmitry Medvedev, ex-presidente da Rússia e principal autoridade de segurança do país, a Rússia não precisa de laços diplomáticos com o Ocidente depois de impor sanções a Moscou pelo que ele chamou de “operação militar russa na Ucrânia”.

Na sua página oficial na rede social russa VK, Medvedev disse que era hora de “trancar as embaixadas com cadeado”. Ele também afirmou que Moscou continuará sua operação na Ucrânia até atingir as metas definidas pelo presidente Vladimir Putin.

Com informações de O Globo