João Pessoa, 13 de julho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ENERGISA

Feira de arte popular acontece neste domingo em João Pessoa

Comentários: 0
publicado em 13/07/2012 ás 19h20

Há mais de 10 anos a Energisa vem, sistematicamente, apoiando e promovendo variadas atividades artísticas e culturais na Paraíba. E, para oferecer uma atividade aproveitando a área privilegiada da Usina Cultural Energisa, criou a “Nova Feira”, com atrações gratuitas e destinadas a toda família.

O mercado de antiguidades e as feiras de múltiplos (gravura, fotografia, gibis, acessórios de moda etc.) e de arte popular são atividades de sucesso em todo o mundo. Toda grande cidade possui uma feira desse gênero. O elegante hobby de colecionar e adquirir objetos únicos ou antigos, artísticos ou não, expressam sempre uma atitude de bom gosto.

Em cidades como João Pessoa, que, além da cultura portuguesa, teve influência de outras culturas, como a espanhola, a holandesa e a italiana, há certamente importante acervo de “peças de família”, entre mobiliários, joalheria, livros e objetos de vários usos, que formam a base deste interessante mercado. Uma Feira de Múltiplos será um evento sempre bem vindo entre as atividades culturais de uma cidade, que, além de culta, é o principal centro do mercado artístico paraibano.

Programada para acontecer neste domingo (15), a primeira edição da “Nova Feira” será totalmente franqueada ao público e terá a participação de artistas que produzem objetos de arte como gravuras, camisetas com estampas, acessórios de moda, objetos artísticos e utilitários com tiragens em série, além de fotógrafos, designers, artistas gráficos, escritores, ceramistas com obras artísticas em série, dentre outros.

Durante todo o dia estão programadas atividades paralelas como oficinas de iniciação em xilogravura, origami e história em quadrinhos, exibição de filmes infantis e de arte, exibição de carros antigos, feira de gibis e de livros (de arte e sobre arte), literatura de cordel, feira de moedas, selos e colecionismo de objetos antigos.

Constam da programação a exposição de Alexandre Filho (na Galeria de arte), a exposição de xilogravuras e brinquedos artesanais japoneses (no Hall do Espaço Energia) e a visitação ao Espaço Energia. Os visitantes utilizarão, gratuitamente, estacionamento e acesso às atividades, sendo: oficinas e filmes (de acordo com a capacidade da sala). Uma praça de alimentação fornecerá acesso a lanches e comidas/bebidas tradicionais.
As atividades acontecerão em todo o espaço interno da Usina Cultural Energisa, além da Sala Vladimir Carvalho.

I2 Inteligência