João Pessoa, 24 de abril de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Projeções divulgadas pela imprensa francesa apontam que o presidente Emmanuel Macron será reeleito ao vencer o segundo turno deste domingo (24) contra a representante da extrema direita Marine Le Pen, que admitiu a derrota minutos após o fechamento das urnas. Segundo a projeção Ifop, o atual presidente francês tem 58% dos votos contra 42% de sua opositora.
Com a confirmação do resultado, Macron será o primeiro presidente a ser reeleito na França desde o conservador Jacques Chirac (1995-2007). “Obrigado por estarem aqui novamente”, disse aos mesários após votar na cidade costeira de Le Touquet, no norte francês, neste domingo.
Marine Le Pen já havia votado mais cedo em seu reduto de Hénin-Beaumont, também no norte do país.
Menos de 15 minutos depois da divulgação das projeções, a candidata Le Pen se pronunciou. Ela admitiu a derrota e afirmou que o resultado ainda é uma vitória para o seu movimento político.
A desafiante ainda disse que a vontade de defender o que é francês foi reforçada, e que seus partidários já foram declarados mortos milhares de vezes, mas sempre foi errado, e que o cenário político francês está se recompondo.
MaisPB com informações do G1
OPINIÃO - 22/11/2024