João Pessoa, 01 de maio de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
joão pessoa

Procura pelo serviço de Homeopatia cresce 73%

Comentários: 0
publicado em 01/05/2022 ás 09h44
atualizado em 01/05/2022 ás 12h06

O serviço de Homeopatia para crianças e adolescentes até 17 anos oferecido pela Prefeitura da Capital, através do Centro de Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (Cpics) Canto da Harmonia, realizou até março deste ano 73 atendimentos. O crescimento é de mais de 73,81%, se comparado ao mesmo período de 2021, que registrou 42 atendimentos. Em 2021, somando os 12 meses, foram atendidas 178 crianças na homeopatia.

A informação é da coordenadora do Centro, Greicy Bernardo, que atribui ao aumento ao interesse maior da população por essa área da Medicina, que antigamente sofria muita rejeição devido à preferência pelo método convencional. “Os atendimentos são de demanda espontânea ou encaminhados por algum serviço do município, porém nossa maior demanda é livre, sem encaminhamento”, ressaltou.

Greicy Bernardo explicou que, ao chegar no serviço, o usuário passará pelo acolhimento para agendamento do tratamento indicado pelo terapeuta, que pode ser em grupo e/ou individual. “Nossa área de abrangência é todo o município de João Pessoa”, destacou.

A Homeopatia é um serviço terapêutico utilizado para restabelecer o equilíbrio da energia vital e tratar várias doenças físicas e psicológicas, sendo indicada no tratamento de alergias, sinusite, rinite, problemas de pele, transtorno de ansiedade, hiperatividade, autismo e depressão leve.

O atendimento desta especialidade no Cpics, localizado no Valentina de Figueiredo, acontece todas as quartas-feiras, durante todo o dia, com a médica plantonista Catarina Vilar. Cerca de 10 a 12 pais procuram o serviço diariamente para tratar da saúde dos filhos.

“A Homeopatia é uma forma de tratamento de doenças que não fica restrita a parte física, mas age muito na parte mental, em nível de energia, com medicamentos feitos a partir de plantas, minerais e até animais. O veneno da cobra, por exemplo, é muito utilizado, assim como o magnésio, o cálcio, plantas e florais, entre outros. É uma forma de trabalhar diferenciada, dinamizada, que vai desenvolver o remédio levando em consideração a personalidade, o comportamento, a forma com enxergamos o mundo. Usamos um pouco de psicologia. Pegamos todos os sintomas da alma junto com a física para indicação do tratamento ideal, que mais se aproxima do paciente”, afirmou.

Sobre a eficácia do tratamento, a médica disse que a Homeopatia provoca uma resposta muito mais rápida nas crianças, que têm o corpo menos entoxicado do que os adultos. “O tratamento melhora o sono delas, se for imperativa fica mais centrada. A Homeopatia usa muitos florais ortomoleculares e terapias holísticas que ajudam no equilíbrio, mas tudo depende de pessoa para pessoa”, destacou.

Camilla Emily, mãe de dois filhos, um menino de seis anos e uma menina de 1 ano e 1 mês, se coloca como testemunha sobre a eficácia do tratamento homeopático. “O mais velho era muito estressado e o uso de florais melhorou muito o comportamento dele. Eu estou amando esse método. O serviço é muito bom, desde o atendimento no Canto da Harmonia, como da própria médica, doutora Catarina, que exerce a profissão com muita competência e amor”, frisou.

Outros serviços – O Canto da Harmonia também oferece outros serviços que permitem o equilíbrio vital e trata doenças psicológicas e do corpo, são eles: Acupuntura, Biodança, Reiki, Reflexologia Podal, Resgate de Auto-estima, Cromoterapia, Aromoterapia, Biodança, Terapia Floral, Tai Chi Chuan, Massoterapia, Meditação, Constelação Familiar, Relaxamento, Auriculoterapia e Ventosaterapia.

Endereço – O Cpics Canto da Harmonia está localizado no bairro do Valentina Figueiredo, na Rua Ulisses Alves pequeno, S/N, ao lado da Praça Soares Madruga. Aberto das 8h às 12h e das 13h às 17h. Telefone para contato: 3218-5873. O acesso ao serviço é livre, dispensa agendamento.

MaisPB