João Pessoa, 17 de maio de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O que deveria ser um alívio para o trânsito entre as cidades de Cabedelo e João Pessoa tem se tornado um problema para os moradores dos bairros de Poço e Intermares, em Cabedelo. Autorizada há cinco anos, as obras de triplicação da BR-230 seguem sem conclusão e têm causado incômodo para quem precisa passar pelo local.
Leia também: Ciclista morre atropelado ao tentar atravessar a BR-230
“Faz tempo que estão mexendo nessa obra e não termina nada. E vai continuar do mesmo jeito enquanto não houver uma administração para que essa obra tenha uma continuidade e chegue ao final”, afirma o comerciante José Macedo.
Todos os dias ele e outros cidadãos acompanham a dificuldade que é para os moradores e motoristas passarem pela rodovia modificada, mas não concluída. “É tudo escuro. Até a pessoa pegar um ônibus aqui é difícil pelo risco de ser assaltado”, avalia seu Evaldo do Nascimento.
Essa também é uma das preocupações de dona Marluce Lima, que já teve uma amiga vítima de roubo e ainda cita o perigo maior na hora da travessia. “Não tem uma pessoa que oriente para passar, especialmente os idosos e as pessoas com crianças”, reclama.
A falta de sinalização é um problema citado por todos os entrevistados pela reportagem do Portal MaisPB. Sem orientação adequada, os motoristas fazem manobras arriscadas e não importa o tipo de veículo.
“Ficamos na mão, sem retorno para as pessoas fazer as voltas. Complicado de todas as formas, a pé, de carro ou de bicicleta. É crítico”, reforça seu Júlio Cesar, que dividiu com a reportagem o anseio de ver a obra concluída, mas admitiu que tem sido difícil. “Só faz começar e não sai”, lamenta.
A obra foi autorizada pelo ex-presidente Michel Temer, e chegou a ser paralisada devido à falta de recursos no governo de Jair Bolsonaro.
A ampliação da BR-230 no trecho de 26,6 km que corta a Grande João Pessoa foi orçada em mais de R$ 255 milhões. A obra previa a triplicação da rodovia no trecho que começa em Cabedelo até o km 28,1, nas imediações do viaduto Ivan Bichara, também conhecido como viaduto de Oitizeiro.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) chegou a anunciar a construção de 13 novos viadutos no trecho, o que desafogaria o trânsito na região metropolitana de João Pessoa.
MaisPB
VÍDEO - 02/01/2025