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Empresa especializada em inteligência de mercado analisa a imagem das operadoras de telefonia em rede social

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publicado em 26/06/2012 ás 09h03

A relação entre marca e consumidor ficou estreita a partir da popularização das redes sociais. Pensando nisso, a I2 inteligência, empresa de João Pessoa especializada em inteligência de mercado e gestão de imagem institucional, preparou uma análise de caso em nível nacional sobre o grau de satisfação dos usuários das quatro principais operadoras de telefonia móvel do país – Oi, Tim, Claro e Vivo.
Os números foram captados durante monitoramento das mensagens postadas por clientes no Twitter entre os dias 24 de maio e primeiro de junho. Na ocasião, foi possível analisar quais as empresas receberam maior quantidade de elogios, comentários negativos, ou xingamentos.
“Apesar da empresa estar sediada em João Pessoa, este levantamento mostra que não existem barreiras geográficas para a execução de serviços de monitoramento online. Hoje em dia, qualquer marca pode verificar como está a visibilidade dos seus serviços ou produtos nas redes sociais”, comentou o diretor de convergência da I2 Inteligência, Zeh Guilherme.
De acordo com os dados disponibilizados em infográficos pela I2 Inteligência, a empresa de telefonia que apresentou maior grau de satisfação foi a Vivo, enquanto que a Tim recebeu a maior quantidade de comentários negativos durante a avaliação. Já as companhias Claro e Oi foram as mais xingadas entre os consumidores insatisfeitos no Twitter.
“No caso das operadoras, se vê que não é por causa apenas de um problema específico. Muita gente faz questão de informar que está trocando de operadora. Qual o motivo de informar isso? Espera de solução por parte da companhia? Ou apenas um desabafo? Para monitorar cada comentário, tem que buscar entender um pouco daquele usuário, pois dele pode vir uma solução de um problema antigo da empresa”, explica Lu Gabínio, responsável pelo núcleo de monitoramento web da i2 Inteligência.
Já a professora de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico e pesquisadora na área de Cibercultura, Cândida Nobre, argumenta que as pessoas se sentem seguras em expressar a opinião através das redes sociais. “Geralmente se fala o óbvio [por se tratar de uma experiência vivenciada com uma marca, seja ela boa ou ruim] e saber que vai haver uma repercussão, já que é algo não apenas vivido por um, mas por outras pessoas que consomem o mesmo produto ou serviço e que também se sentirão confortáveis em falar”, disse.
Ainda de acordo com Cândida, resta às marcas investir no monitoramento das redes sociais para analisar como está o grau de satisfação de seu público-alvo. “É como se tivéssemos a oportunidade de acompanhar pequenos grupos focais a todo o momento falando de nossa marca, só que dessa vez, sem moderadores, o que torna mais incrível o que se fala. Uma empresa consciente de sua imagem não perderia uma oportunidade dessas”, concluiu.