João Pessoa, 25 de junho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
RÚSSIA

Ministro da Cultura russo defende enterro de corpo de Lênin

Comentários: 0
publicado em 25/06/2012 ás 16h20

O ministro da Cultura da Rússia, Vladimir Medinski, pronunciou-se a favor do enterro do corpo embalsamado do fundador do estado soviético, Vladimir Lênin, exposto no mausoléu da Praça Vermelha. Contudo, o ministro ressaltou que trata-se de uma ‘posição pessoal’ e que qualquer decisão sobre o que fazer com a chamada ‘múmia de Lênin’ deve ter o respaldo da ‘opinião consolidada da sociedade’.

"Se esse mausoléu estivesse sob meus cuidados, eu teria enterrado Lênin há muito tempo. Mas a Praça Vermelha não é apenas uma responsabilidade nossa, é do coração do país", disse Medinski em entrevista publicada nesta segunda-feira na versão online do jornal Izvestia. "Como ministro da Cultura, não vou colocar este assunto em pauta e nem apresentar nenhuma proposta ao presidente e ao primeiro-ministro", afirmou.

Para Medinski, ‘os mortos sempre devem ser enterrados’ e, quando se trata do corpo de um governante, isto deve ser feito com honras de estado. "O mais importante agora é educar as pessoas, dizer que o próprio Lênin não queria ser sepultado em um mausoléu e que seus familiares também pediram para não ser assim", afirmou o ministro da Cultura.

De acordo com Medinski, ao promover a exibição do corpo de Lênin, a cúpula bolchevique atuou contra a ética e contra a vontade de sua mulher, Nadezhda Krupskaya, e seus demais familiares. "Atualmente, 65% da população respalda minha opinião pessoal. E esta percentagem pode chegar até 90% se for realizado um específico trabalho educativo", disse Medinski.

Veja.com