João Pessoa, 18 de junho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

União entre a Policia Civil, MPE e Controladoria Geral da União foi decisiva para o sucesso da “Operação Gabarito”

Comentários: 0
publicado em 18/06/2012 ás 14h14

Em Coletiva à imprensa, no final da manhã desta segunda (18), o Ministério Público Estadual destacou a união entre a Polícia Civil, a Controladoria Geral da União e o próprio MPE através do Gaeco (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado) para o sucesso da “Operação Gabarito”, que teve o objetivo de apurar supostas fraudes em realizações de concursos públicos.

Comandada pelo delegado do grupo de combate ao crime organizado, Iasley de Almeida, a operação, que teve início por volta das 03h da madrugada e terminou às 08h20min, cumpriu seis mandados de busca e quatro de prisão expedidos pela Justiça Estadual de Gurinhém, a pedido da promotora Jaine Didier, nas cidades de Guarabira, Caldas Brandão e João Pessoa, nas sedes das empresas Exames concursos e Metta concurso e consultoria. Integrantes da comissão de licitação da Prefeitura de Caldas Brandão também foram detidos.

O delegado Glauber Fontes da delegacia de Roubos e Furtos de Campina Grande considerou como exitosa a operação. “Todos os mandatos cumpridos. Apreendemos um vasto material para análise e também uma grande quantidade de dinheiro com origem duvidosa. Algo em torno de 400 mil reais, sendo que, em espécie, cerca de 80 mil reais e 320 mil, em cheques”. Completou dizendo: “Para nós o mais importante nesse momento é o resgate da credibilidade dos concursos públicos em nosso estado, por isso, é preciso apurar todos os fatos e prender todos os culpados”.

A próxima fase dessa operação será o aprofundamento da análise de todo o material encontrado nas empresas. Existe uma grande possibilidade de mais prefeituras estarem envolvidas nessas fraudes, pelo menos 40 cidades contrataram os serviços da Metta e da Exames Concursos para a realização de concursos públicos.

“Vamos apurar tudo”, disse o representante da Controladoria Geral da União, na Paraíba, Alberto Silva.