João Pessoa, 24 de agosto de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Entrevista

“Em 2023, o Uniesp terá novos cursos e projetos”

Comentários: 0
publicado em 24/08/2022 ás 10h13
atualizado em 24/08/2022 ás 11h53

Kubitschek Pinheiro MaisPB

O Centro Universitário Uniesp, com mais de vinte anos em solo paraibano, nunca foi uma perspectiva, já nasceu no futuro, que é um tema presente entre os jovens, seus alunos, que chegam para estudar e saem preparados para o mercado de trabalho. O Uniesp não é uma família, é uma Casa que recebe muitas famílias interessadas no futuro de seus filhos. Com objetivos e expectativas dos seus alunos. O Uniesp sempre está inovando, criando projetos e realizado-os para que os estudantes possam ter o melhor aprendizada pra vida toda.

O Uniesp está em toda Paraíba, nos polos em Campina Grande, Patos, Mamanguape, Guarabira e Solânea e vai se expandido. Observamos esse movimento, esse crescimento, que é pensado por uma equipe que tem no comando a reitora, professora Érika Marques e a pró-reitora acadêmica, Iany Barros, coordenadores e professores, todos os funcionários das diversas áreas de trabalho, esportes, saúde, educação, juntos se assemelham ao pensamento de quem procura se profissionalizar e passar, esse sentido o melhor caminho para seus filhos.

Em conversa com o MaisPB, a pró-reitora acadêmica Iany Barros, que há seis anos integra a equipe UNIESP, uma profissioinal que entende muito do alinhamento, revela “a relação é sempre construída com o princípio da reciprocidade”. Iany tem graduação em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (1980), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba UFPB (2003), e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba UFPB (2013),

É membro do Núcleo de Pesquisa Aspectos Psicossociais de Prevenção e da Saúde Coletiva – NPAPPSC., além de pró-reitora do Uniesp, é professora do curso de Psicologia na graduação e pós-graduação, professora convidada nos cursos de especialização de Avaliação Psicológica, Psicopedagogia e Gestão de Pessoas. Ex Conselheira Presidente do Conselho Regional da Paraíba CRP- 13 Gestão 2016-2019. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Comportamento Humano e Organizacional, Liderança e Avaliação Psicológica.

MaisPB – Como aconteceu sua ida para o UNIESP?

Iany Barros – Em 2016 fiquei disponível no mercado, em função de uma atividade anterior da qual desenvolvi por 34 anos, então fui em busca de novas possibilidades. Apresentei a direção do UNIESP uma proposta de consultoria acadêmica, e em setembro deste mesmo ano, ingressei como consultora. Depois fui lecionar no curso de psicologia, primeira turma iniciou em fevereiro de 2017, e em maio desse mesmo ano fui convidada para assumir a direção acadêmica.

MaisPB Pela hierarquia, hoje a senhora é Pró-Reitora Acadêmica. É mais trabalho?

Iany Barros A pró-reitora acadêmica estabelece ações estratégicas para o desenvolvimento da qualidade do ensino na instituição. Desenvolve ações que estão ancoradas nas dimensões pedagógicas, de gestão, de formação continuada e a infraestrutura. Na pedagógica integramos o ensino-pesquisa-extensão, buscando a melhoria contínua e o desenvolvimento acadêmico. A parceria com a Coordenação de Pesquisa, Extensão e Responsabilidade Social garante o efetivo desenvolvimento das pesquisas e extensões. Na gestão o planejamento o foco que estabelecemos é nos planos de ações a curto, médio e longo prazo, na perspectiva de estabelecer caminhos e soluções para os desafios, visando o alcance dos objetivos propostos, e estão ancoradas com quatros pilares que são: planejamento, monitoramento, acompanhamento e avaliação. Outro fator a ser destacado, é a atenção permanente a dinâmica que nos é oferecida quanto as legislações dos órgãos geradores da educação superior no Brasil, que precisamos cumprir. Na formação continuada o estímulo para que os docentes busquem a integração dos conhecimentos, se capacitem com novas formas de ensinar, tecnologias efetivas e as metodologias de aprendizagem e ativas, que influenciam no modelo de qualidade que buscamos, o Núcleo de Inovação e Aprendizagem constrói essa trilha de desenvolvimento para os docentes. A infraestrutura na busca de insumos para o desenvolvimento das práticas acadêmicas de ensino e de aprendizagem significativas para cada curso. Quando fazemos o que nos edifica, o volume ou quantidade, se diluem entre os pares, e ficamos felizes com os resultados.

MaisPB Como é a relação da pró-reitora com os alunos?

Iany Barros A relação é sempre construída com o princípio da reciprocidade, temos nossas expectativas e realizações conjuntas. Mantemos interação mais efetiva, e comunicação integrada, com os alunos que são membros das ações de pesquisa, extensão, monitoria, estágios, e ações sociais, grupos que interagem mais proximamente das ações que acompanhamos.

MaisPB – O UNIESP tem vários projetos destinados ao crescimento do alunado e alguns envolvem a comunidade. A senhora poderia destacar alguns?

Iany Barros Como vocação, estamos alinhando nosso princípio de atuação através dos projetos de responsabilidade social no entorno de nossa instituição, atuando com as esferas de saúde, educação e desenvolvimento de renda mínima através de projeto PARES, que desenvolvem atividades com as comunidades levando alunos e professores para identificar necessidades e elaborar diagnósticos pontuais para o processamento de ações que estejam focadas no desenvolvimento sustentável da comunidade. O programa de inclusão digital a adolescentes carentes das comunidades, e para nossos colaboradores e familiares, tem sido um diferencial de vida para eles. ……..Atendemos crianças, adolescentes, adultos, idosos, grupos sociais.

MaisPB  A senhora comanda os professores e coordenadores. Se reúnem semanalmente, eles trazem ideias novas. Como acontece esse entrosamento?

Iany Barros Gosto de dizer que somos uma equipe. Uma equipe que busca em seus comportamentos e atitudes como gestores de cursos de graduação e pós-graduação, a assertividade, conhecem seus deveres e sabem atuar frente as adversidades e desafios. Tenho uma equipe comprometida e competente cada um com suas especialidades, que almejam o crescente desenvolvimento de nossa região e estado, que oferecem aos alunos docentes com vivência acadêmica e de mercado, grupo ativo, que entregam seus conhecimentos, bem como, favorecem que suas relações com entidades das quais fazem parte estejam voltadas para campos de práticas e de estágios para nossos alunos. Colaboram com propostas inovadoras e estão livres para novas proposições. Temos agendas protegidas por áreas, assim discutimos e alinhamos melhor nossas ações, a regularidade semanal faz com que estejamos juntos para novos desafios.

MaisPB – A cada ano o UNIESP recebe novos alunos e também coloca novos profissionais no mercado. Vamos falar dessas alegrias das chegadas e despedidas?

Iany Barros A chegada é sempre renovadora, me vejo nesse lugar sempre, desde o meu ingresso na universidade…recordando, vivenciando, experimentando. Acolhemos nossos alunos com muita atenção, disposição e informação. Temos setores estratégicos que desenvolvem atividades integradas para esse acolhimento, o setor de captação, secretaria, financeiro. As coordenações de cursos com o Núcleo de apoio pedagógico, faz a recepção nas primeiras semanas dos alunos, momento muito mobilizante e esclarecedor. As despedidas, a formatura, segue o processo de uma vivência que se finaliza, com muito mérito, esforço e dedicação das famílias, culminando com a realização e concretização de um sonho profissional. Momento que nos emociona sempre. Os egressos sempre voltam para se qualificar, fazer cursos de pós-graduação, participar de eventos nos cursos, integrar no processo seletivo para professores, construir parcerias profissionais,

MaisPB – Como estão os polos do UNIESP espalhados por Campina, Patos e outras cidades?

Iany BarrosOs polos são entidades espalhadas em cidades do estado que tem como proposta desenvolver os cursos na modalidade a distância, levando para regiões nosso projeto de ensino com qualidade. Eles são gerenciados academicamente por coordenadores de cursos, passando por todos os processos determinados pelas legislações vigentes da EAD. Hoje temos além dessas cidades polos em Mamanguape, Guarabira e Solânea.

MaisPB – “Educação do meu Jeito” – vamos falar dessa proposta inovadora?

Iany Barros – Fizemos uso desse slogan quando estávamos híbridos e começando a fortalecer o EAD. Nossa mensagem quer dizer que o estudante poderia escolher entre presencial ou a distância, se curso livre ou graduação, fazer o percurso de formação dele a partir do que temos a oferecer, um conjunto de cursos que se adaptam às diferentes realidades.

MaisPB – Quais as vantagens de estudar e se formar no UNIESP?

Iany Barros – O UNIESP é uma instituição que atua na área educacional e busca cumprir seu compromisso com responsabilidade social, através da prestação de serviços, a fim de se tornar um espaço de vivência, de experiência sociocultural e do exercício da cidadania.  Ela visa a gradativa redução das desigualdades sociais dentro de um contexto de desenvolvimento sustentável. Representa, sem dúvida, o expressivo compromisso que a instituição assume perante a sociedade paraibana, a comunidade acadêmica e científica, de buscar continuamente a promoção do ensino de qualidade. Somos uma instituição consolidada, que prima por entregar aos seus alunos um espaço de convivência, de crescimento e desenvolvimento humano, interagindo não só nos contextos cognitivos, mas sociais e humanos, garantindo uma formação integrada com os valores sociais e profissionais.

MaisPB    Temos alguma novidade, um curso novo? 

Iany Barros – Para 2023 teremos sim e novidades 

MaisPB – Quase todos os cursos têm laboratórios. Vamos falar dessa parte prática?

Iany Barros – As Diretrizes Curriculares Nacionais de cada curso determinam em seus escopos a estrutura de funcionamento, denominando de núcleo comum e específico, ou profissionais, os conhecimentos e habilidades esperadas, e nesses campos sugerem as funcionalidades das práticas com os percentuais de horas a serem cumpridas nos laboratórios, clínicas, escritórios, núcleos, essa estrutura está projetada nos Projetos Pedagógicos dos Cursos

MaisPB – Os cursos tecnólogos têm sempre muita procura?

Iany Barros – Esses cursos quando criados tinham o objetivo de atender a uma necessidade específica do mercado de trabalho, por serem mais cursos, e formar profissionais especializados em exercer atividades práticas dentro de cada profissão. Por causa desta característica apresentam uma grade curricular flexível oportunizando a obtenção de certificações intermediárias aos alunos. Temos uma procura significativa e a inserção no mercado de trabalho é imediata, a exemplo dos cursos de tecnologia, nossos alunos ao longo do curso já estão engajados em organizações que os qualificam, e absorvem suas potencialidades após a conclusão, é um processo muito acelerado que exige uma constante atualização para atender as exigências do mercado.

MaisPB Temos uma revista online com artigos científicos, não é?

Iany Barros – O Centro Universitário UNIESP, sempre comprometido com a ciência e a construção de conhecimento, possui três Revistas Científicas. As Revistas contemplam as três grandes áreas: Exatas, Humanas e Saúde. Atuam recebendo Artigos Científicos internos e externos. Atualmente, estamos trabalhando e nos adequando as exigências da Capes para avaliação e conquista do Qualis. A Revista Acta Scientia que contempla e recebe Artigos Científicos na área de Exatas.  A Revista Diálogos em Saúde que contempla e recebe Artigos Científicos na área de Saúde. A Revista Campo do Saber que contempla e recebe Artigos Científicos na área de Humanas. Todas possuem equipe editorial formada por Editores, Pareceristas e Avaliadores são profissionais de reconhecida formação e experiência, de instituições de ensino superior e/ou pesquisas nacionais ou internacionais, com atuação e produção científica nas áreas do escopo da revista.

MaisPB – Temos também uma parceria com o judiciário e com outros segmentos?

Iany Barros – Os Convênios com o Poder Judiciário: Temos uma parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba desde o ano de 2008 quando instalamos a primeira Câmara de Conciliação e Mediação, hoje, Centro de Conciliação e Mediação, iniciativa na época de vanguarda como um dos primeiros espaços dedicados a essa nova fórmula de resolução de conflitos. Hoje essa parceria está ampliada com a atuação do Curso de Direito do UNIESP nos CEJUSCs e Centros de Conciliação e Mediação dos fóruns Cíveis de João Pessoa e Cabedelo, bem como no Centro de Conciliação e Mediação da Zona Norte.