João Pessoa, 28 de agosto de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
É formado em Direito pela UFPB e exerce funções dedicadas à Cultura desde o ano de 1999. Trabalhou com teatro e produção nas diversas áreas da Cultura, tendo realizado trabalhos importantes com nomes bastante conhecidos, tais como, Dercy Golcalves, Maria Bethania, Bibi Ferreira, Gal Costa, Elisa Lucinda, Nelson Sargento, Beth Carvalho, Beth Goulart, Alcione, Maria Gadu, Marina Lima, Angela Maria, Michel Bercovitch, Domingos de Oliveira e Dzi Croquettes. Dedica-se ao projeto “100 Crônicas” tendo publicado 100 Crônicas de Pandemia, em 2020, e lancará em breve seu mais recente título: 100 Crônicas da Segunda Onda.

Quando entrar setembro

Comentários: 0
publicado em 28/08/2022 às 09h46

Agosto está indo embora. Rômulo,  (foto) em 753 a.C. estabelece o calendário romano, possuindo dez meses, sendo o primeiro deles o mês de março, ou Marte na tradução. Numa Pumpílio (700 a.C- 673 a.C.), o segundo rei de Roma introduziu mais dois meses e bagunçou o coreto, pois setembro era 7, outubro era oito, novembro era nove e dezembro era 10, percebes? Hummmmm, me lembrou a iguaria portuguesa, você já provou os deliciosos e horrendos percebes? Pois bem, tempos depois mudaram algumas nomenclaturas, a fim de homenagear Júlio César, e mais tarde, o imperador César Augusto. Não bastasse a complicação, os Senadores exigiram que Agosto tivesse também 31 dias para não privilegiar somente Julho( Júlio). Esse dia a mais saiu de fevereiro, que ficou com 28 dias nos anos comuns e 29 nos bissextos.

Contam que a Lua, indignada com o mexe-mexe em suas regras, praguejou o mês de Agosto até o apocalipse! Daí que Agosto se tornou o mês do desgosto, horrendo igual aos jurássicos percebes portugueses, desde então, a mulher não consegue mais contar seus 28 dias certinhos conforme a fase lunar e o Carnaval não tem mais data certa. Mas essa ruindade de agosto e a malemolência dos seus dias que parecem não terminar, tem pra mim a mesma simbologia da paz pós-tormentas: chega até nós o mês de setembro, que nos remete ao número 7, um mês de alegrias, de beleza em todo lugar do mundo.

Acho que Deus fez o mundo em Setembro e o resto veio em ritmo de “Bingo” nas outras estações. Há uma certa luminosidade e extensa beleza dos lugares nesse mês.  Eu perdi meu amigo Vijay nos atentados de 11 de Setembro, logo numa manhã de setembro, o mês que sempre escolhi para viajar alhures, mas a fatalidade me fez mais forte e me induz a jogar nas praças 11 sementes de girassóis para homenagear meu amigo e enaltecer a beleza do mês das flores! Feliz setembro para você, leitor querido! 

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB