João Pessoa, 15 de setembro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A fila para o adeus à rainha Elizabeth II, que faleceu na quinta-feira (8) chega a mais de 6 km, segundo o último dado de um rastreador do governo, entretanto, há especulações que chegue a 10 km. Autoridades esperam cerca de 700 mil pessoas até o fim do velório público na manhã de segunda-feira (19).
Os súditos esperaram com cobertores, cadeiras de camping, barracas e capas de chuva para entrarem no Westminster Hall, onde o caixão ficará exposto até segunda, às 6h30. A abertura para o público foi liberada nesta quarta-feira (14), às 13h, após um cortejo do Palácio de Buckingham até o Parlamento britânico.
Nem a noite fria a úmida de Londres afastou a multidão. Os britânicos, além de pessoas do mundo inteiro, prestaram assim as homenagens finais à monarca com o reinado mais longo da história do Reino Unido.
Antes da abertura ao público, houve uma breve reunião entre o arcebispo de Canterbury Justin Welby e os membros da família.
Após dias de procissões e rituais, enquanto o corpo da rainha era levado até Londres, procedente de Balmoral, na Escócia, onde morreu na última quinta-feira (8) aos 96 anos, essa foi a oportunidade para que o povo comum participasse da cerimônia. Muitos passaram em lágrimas pelo caixão revestido de bandeiras.
MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024