João Pessoa, 16 de setembro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Francisco Leite Duarte é Advogado tributarista, Auditor-fiscal da Receita Federal (aposentado), Professor de Direito Tributário e Administrativo na Universidade Estadual da Paraíba, Mestre em Direito econômico, Doutor em direitos humanos e desenvolvimento e Escritor. Foi Prêmio estadual de educação fiscal ( 2019) e Prêmio Nacional de educação fiscal em 2016 e 2019. Tem várias publicações no Direito Tributário, com destaque para o seu Direito Tributário: Teoria e prática (Revista dos tribunais, já na 4 edição). Na Literatura publicou dois romances “A vovó é louca” e “O Pequeno Davi”. Publicou, igualmente, uma coletânea de contos chamada “Crimes de agosto”, um livro de memórias ( “Os longos olhos da espera”), e dois livros de crônicas: “Nos tempos do capitão” …

A história de um babaca

Comentários: 0
publicado em 16/09/2022 às 07h00
atualizado em 15/09/2022 às 16h05

O título é ótimo, afinal, quem, ao longo de uma vida, não se enxerga como babaca deve ter sérios problemas com os poemas do universo, sem tempo de metrificá-los. Só os babacas são épicos. Alguns deles fazem da vida uma belíssima história. É este o caso: a biografia do professor de Português Jurídico Luiz Antônio Dalri, por ele mesmo vivida, contada e rebuscada pela plenitude da longeva idade e espírito de menino.

Conheci-o no Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ. Professor queridíssimo por todos os professores, alunos e alunas, é muito respeitado, porque é daqueles mestres que sabem que a cátedra é instrumento de libertação por quaisquer que sejam as perspectivas observadas.

Antônio Dalri é daqueles lentes que respiram o magistério como profissão e encantamento, por isso a autoridade e o respeito caíram nele como uma luva, a sorte grande de quem fez da profissão o jogo lúdico de muitas razões de viver, a sua e a de milhares de alunos.

Professor sério, compenetradíssimo, lecionava Português Jurídico, e eu, Direito Tributário. Quase todos os seus alunos do UNIPÊ foram os meus também. Ele os recebia ainda verdinhos e os instruía com sua capacidade de bem distribuir conhecimento; eu, com maior sorte, ouvia-os já apropriados das boas leitura e escrita, agradecidos ao professor Dalri, um homem com jeitão de avô, todo carinhoso e com um arco de experiência digno de um herói.

Então, o tempo passou e me induziu a aprender espanhol e, de quebra, quis a sorte me sorrir de novo: alguém indicou o Professor Dalri como professor. Estive no seu apartamento várias vezes, até abandonar os estudos por falta de tempo, ou por que o tempo tinha outras vontades e me pôs em outras atividades.

Foi como seu aluno de espanhol que dei conta de que estava diante de um grande homem, um professor extraordinário, com uma história singular, daquelas pessoas que plainam por cima dessas coisas pequeninas da vida, porque é sabedor de que tudo que se faz por amor vale a pena, daí aquele sorriso largo e farto, um afeto em si mesmo, fazendo-o ser dono de uma biografia de fazer gosto.

Conheçam a biografia deste homem. É longa e linda. É a história magnífica de uma vida. O livro está disponível em e-book e na forma física na Amazon Brasil.

@professorchicoleite

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB