João Pessoa, 01 de outubro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou, neste sábado (1º), etapas de verificação dos sistemas eleitorais que vão ser usados nas eleições deste domingo (2). Após a conclusão, foi constatado que não há nenhum voto pré-computado, antes do pleito, o que garantiu a emissão da zerésima.
A zerésima é um relatório impresso para confirmar que nenhum voto foi colocado nos sistemas antes das eleições de fato iniciarem. Essa confirmação faz parte do cronograma de fiscalização dos sistemas eleitorais para amanhã (2). Foi constatado, também, durante o evento no TSE, que os quatro sistemas são os mesmos que foram lacrados no último mês de setembro. Não foram encontradas irregularidades.
“Essa é uma verificação das 39. Nós levantamos que há 39 oportunidades de verificação e fiscalização do sistema pelas entidades fiscalizadoras. Essa é uma das 39 que comprova que os sistemas que estão instalados são íntegros, autênticos e são os que foram assinados digitalmente pelas autoridades no dia 2 de setembro”, afirmou o secretário de Tecnologia da Informação da Corte Eleitoral, Julio Valente.
Algumas entidades fiscalizadoras estiveram no local e assinaram as conclusões de procedimento. Assinaram representantes do Ministério Público, Controladoria-Geral da União, Ordem dos Advogados do Brasil, PV, Procuradoria-Geral Eleitoral, Tribunal de Contas da União, Polícia Federal.
MaisPB com g1
OPINIÃO - 22/11/2024