João Pessoa, 02 de outubro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
poucos registros

Segurança: primeiras horas das eleições são tranquilas na PB

Comentários: 0
publicado em 02/10/2022 ás 09h10
atualizado em 02/10/2022 ás 11h28

O pleito eleitoral de 2022 começou com três ocorrências de crimes eleitorais registradas na primeira hora de votação neste domingo (02). Mais de três milhões de paraibanas e paraibanos vão às urnas para escolher o presidente, governador, senador, deputados estaduais e deputados federais. Para garantir a tranquilidade do pleito, diversos órgãos da segurança pública estão atuando de forma integrada na prevenção e repressão de crimes eleitorais e outros ilícitos.

De acordo com dados do Núcleo de Análise e Estatística (Nace) da Secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba (Sesds), as ocorrências foram por compras de votos. Além disso, três denúncias de propaganda irregular foram feitas, mas nenhuma confirmada.

A “Operação Voto Seguro” é uma ação conjunta das forças operativas que compõem a Segurança Pública da Paraíba durante o primeiro turno das eleições deste domingo. Ela é acompanhada, em tempo real, a partir dos três Centros Integrado de Comando e Controle (CICC’s) nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos sendo desenvolvida pela Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Grupamento Tático Aéreo.

Unidos a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Tribunal Regional Eleitoral e Agência Brasileira de Inteligência, os três CICC’s da Paraíba estão a postos e atuantes para garantir a proteção de todos os envolvidos no processo eleitoral.

Entre os impactos na segurança pública que poderão ser observados durante o pleito, estão possíveis crimes eleitorais (boca de urna, transporte ilegal de eleitores, compras de votos), manifestações pacíficas e/ou violentas, bloqueio de vias, rixas, ameaças e atentados e quedas de energias em locais de votação e de apuração dos votos.

MaisPB