João Pessoa, 22 de novembro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O que há para fazer nas ilhas gregas quando termina o verão? Vale a pena viajar à Grécia no outono? Essas são dúvidas comuns de quem pretende visitar o país entre setembro e novembro — ou está pesquisando os melhores destinos na Europa fora da alta temporada.
Para ajudar você a tomar uma decisão e planejar sua viagem à Grécia, nossa equipe de jornalismo reuniu as principais informações sobre as opções de turismo durante a meia-estação.
Vantagens dez viajar para a Grécia no outono
A Grécia é um país repleto de encantos que atraem turistas em qualquer época do ano. Entre as vantagens de viajar para esse destino nos meses de outono, podemos destacar:
Se a ideia é aproveitar as praias, a dica é programar a viagem para setembro. Outra ideia interessante é complementar o seu roteiro visitando outros países europeus com clima mediterrânico, tais como a Itália e a Espanha — lembrando de conferir as notícias sobre a autorização de viagem ETIAS, que será implementada a partir de 2023.
O que ver e fazer na Grécia durante o outono
Estes são alguns dos destinos que fazem valer a visita à Grécia no outono:
Santorini
Santorini é a ilha grega com o visual que faz parte do imaginário dos turistas de todo o mundo, com um relevo que parece ser esculpido para realçar as casinhas brancas com telhados azuis. E, claro, o contraste com o mar continua belíssimo no outono, ainda que o colorido das árvores comece a ganhar tons alaranjados!
Mykonos
Mykonos é palco de uma incansável vida noturna no verão, mas também recebe muitos turistas que fazem cruzeiros marítimos pelas ilhas gregas no início do outono, garantindo que a animação das noitadas continue em alta por mais algumas semanas. Além disso, a temperatura continua boa para aproveitar o mar em suas belas praias até a segunda quinzena de outubro.
Rodes
Visitar a cidade medieval da ilha de Rodes é uma boa opção para enriquecer o seu roteiro, servindo como transição entre o estilo de viagem praiano e as atrações das maiores cidades gregas. Com imponentes muralhas e construções de pedra que figuram entre as mais bem preservadas da Europa, o centro histórico de Rodes foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.
Delfos
Depois de aproveitar os dias mais quentes do outono nas praias e ilhas gregas, é hora de explorar a porção continental da Grécia sem passar muito calor ou muito frio. Delfos é um destino perfeito para quem quer mergulhar na mitologia grega, visitando o Templo de Apolo e o Oráculo de Delfos na região do Monte Parnaso e sentindo a incrível atmosfera do sítio arqueológico, que também faz parte do Patrimônio Mundial segundo a UNESCO.
Atenas
Os dias mais frescos do outono (e com menor concentração de turistas) permitem aproveitar ao máximo as atrações da capital da Grécia, tais como a Ágora, a Acrópole, o Templo de Zeus, o Panteão e os importantes museus da cidade. Essa também é uma ótima oportunidade para desfrutar do estilo de vida em Atenas, saboreando a deliciosa gastronomia grega e os vinhos da região mediterrânea — além de conferir a fervilhante cena musical ateniense.
Além de ser um destino agradável para se visitar no outono, a Grécia está em 33º lugar na lista do IDH (índice de desenvolvimento humano) segundo o novo relatório das Nações Unidas — enquanto o Brasil ocupa a 87ª posição nesse ranking. O país faz parte da União Europeia e do Espaço Schengen, dois importantes blocos de países europeus que concedem isenção de visto a turistas brasileiros e estão sempre aprimorando a segurança nas viagens.
OPINIÃO - 22/11/2024