João Pessoa, 29 de novembro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Chegar aos 80, não é pra qualquer um. Até dizem que com 80 anos, a pessoa ainda está jovem. Ou será da boca pra fora?
“Aos 80 tenho de admitir que estou velho”, disse Caetano Veloso, ao falar sobre o peso da idade. E a idade pesa, Caetano?
Eu tinha um amigo, que falava que esta era a nossa última década. Ele morreu antes. De tristeza. Para morrer estaremos todos vivos e vestidos, sem o espanto dos que dizem – “era uma pessoa tão boa”.
Nossa! Você como está velho, o que aconteceu com você? Às vezes a gente morre de vergonha. Mas você viu, como Margarida esta envelhecida?! Coisa feia as pessoas sempre dando sua opinião sobre a nosso idade, nosso viver.
Nossos ídolos envelheceram, as cidades envelheceram, enquanto a gente dormia. Tudo vai ficando velho, até os moços, pobres moços, que sabem mais do que nós.
Sonhei com outras canções que eram cantadas em forma de mantra ou refrão, vindos das profundezas, de lugares que não existem, digo pessoas, vindo de lugar nenhum que eu me lembre. Outra vez, há vários anos sonhei que não envelhecíamos nunca. Sonhei com o gesto das pessoas que ainda não nasceram. Gestos de crianças.
Fiquei triste ao ver Gilberto Gil, com 80 anos e sua mulher Flora, serem hostilizados por um torcedor vestido de Brasil, no Catar.
Qual é a essência, a nossa essência? Quantos anos temos de vida e sonhos? Qual a idade da razão? “Pouco importa venha a velhice, que é a velhice?”, indaga Drummond.
Já parou para pensar que as retaliações são coisas repetidas?
Fiquei alegre ao almoçar com Ângela Bezerra no Tratoria de Origem, ela tem 80 anos, ria o tempo todo. Na tarde, aconteceu uma descoberta, mas não posso revelar. Até posso, mas não interessa ao leitor. Quantos leitores eu tenho? No jornal Correio, eu tinha 870
Caetano Veloso aos 80 disse que tem que tem admitir que está velho. O homem inteiro no palco, depois de estradas, filmes, multidões, traçado pelas canções Você é linda, Tigresa, Itapuã, Noite de Cristal, Quarto de Hotel, Araçá Blue escambau.
Quantos anos você tem? Quantos anos tem Antônia? Quantos anos tem o menino Miguel? Quantos anos você acha que eu tenho? Muito mais. Tenho as idades emocionais, tenho idade da pedra, nunca a idade do desprezo ou dizer que eu sou o tal
Um projeto de vida, uma inspiração, um barquinho vai, um amor novo.
Nascer demora, ainda estamos no começo.
Kapetadas
1 – Qual resultado no próximo jogo faz você começar a sonhar com o hexa?
2 – A cara do pe. Fábio com Nathanzinho cantando tem cabaré essa noite é a melhor curtição
3 – Vencemos. Mas jogamos igual a um relógio suíço com defeito.
4 – Som na caixa: “Se Deus quiser eu não morrer tão cedo”, CV
Foto – Sérgio Lima
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024