João Pessoa, 24 de maio de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Desde março, a brasileira Oona Castro, 32 anos, é consultora da Wikimedia Foundation, a entidade responsável pela Wikipédia. Se tudo correr conforme o previsto, ela em breve se tornará a diretora da Wikimedia Foundation no Brasil. E o escritório deverá estar aberto em São Paulo até o começo do ano que vem.
A Wikipédia é usada por 16 milhões de brasileiros, ou 36% dos que usam a internet. Está em 13º lugar nesse ranking, segundo o Ibope de abril. Já esteve melhor no passado. Nos rankings de páginas vistas e minutos gastos ali, a posição da Wikipédia cai para 37 º e 34 º, respectivamente, com 174,7 milhões de páginas vistas e 143,2 milhões de minutos gastos no site, ainda segundo o Ibope de abril.
Nesta entrevista, concedida na noite de 17 de maio na sede da Wikimedia Foundation em San Francisco, Califórnia, Oona fala da complexa operação de manter uma enciclopédia online aberta à participação de qualquer um, da necessidade de arregimentar mais editores para aumentar e melhorar a enciclopédia e de como a “comunidade” combate o vandalismo, entre outros assuntos. “Comunidade” é como são chamados os voluntários que escrevem e tomam conta da Wikipédia e é usada a rodo por Oona nesta entrevista.
Oona tem larga experiência em trabalhos colaborativos. Foi diretora-executiva do Instituto Overmundo de 2007 até o começo deste ano. Antes disso, foi pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas (2006-2007), trabalhou para o consulado britânico no Rio (2005) e para a agência Visit Britain (2005-2006). De 2000 a 2004 trabalhou em áreas de comunicação da prefeitura de São Paulo.
Oona Castro se formou em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, onde teve a “infelicidade” de ser minha aluna por um semestre em 2002.
UOL
ENTREVISTA - 13/01/2025