João Pessoa, 13 de dezembro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista paraibano, sertanejo que migrou para a capital em 1975. Começou a carreira  no final da década de 70 escrevendo no Jornal O Norte, depois O Momento e Correio da Paraíba. Trabalha da redação de comunicação do TJPB e mantém uma coluna aos domingos no jornal A União. Vive cercado de livros, filmes e discos. É casado com a chef Francis Córdula e pai de Vítor. E-mail: [email protected]

Agamenilde Dias de Felicidades

Comentários: 0
publicado em 13/12/2022 às 09h25
atualizado em 13/12/2022 às 07h28

(dedicado aos amores, marido Antônio Gracio e o filho João Gabriel) 

Autoestima. Ser mulher é ir além dos homens. Sem elas nem existiríamos. Elas tem a força do pensamento, a luz que dão e trazem o homem ao mundo. É fundamental ser mulher, apesar das pancadas milenares.

Foi ontem, mas festejaremos sempre, a chegada da desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas à Corte do Tribunal de Justiça da Paraíba. O nome dela é grande, porque é assim, o nome das mulheres sertanejas. Agamenilde desfila simplicidade. Eu a conheço bem. Quando tomou posse como juíza, eu já estava no Tribunal de Justiça, no início da década de 1990. Cobrimos sua posse.

Em 1992, ela era juíza da comarca de Taperoá, passando pelas comarcas de Sousa, Cajazeiras, Campina Grande, Bayeux e João Pessoa, sempre com o projeto inicial concretizado: estudou muito, passou no concurso para ser uma magistrada vocacionada e continuou estudando. Sua imagem, seu trabalho são singulares. Tem cultura jurídica, geral, mas é de uma humildade que mexe com qualquer narrativa.

Dias de aplaudir  Agamenilde Dias, muitos Dias virão, somados ao Merecimento que abre outros dias, novos dias, para que possamos aplaudir de pé mais mulheres no topo. Todo dia é  dia de viver.

A  celebrada senhora que nasceu em Bonito de Santa Fé, pertinho de onde nasci, Jatobá, a nova desembargadora do TJPB brinda-nos com sua competência, talento e se expande no movimento do mundo jurídico.

Cheio de alegria, eu, ela, a família, os amores, os seus pares e amigos, toda essa vontade de cumprimentá-la, de abraçar Agamenilde, na intensidade dos Dias.

Nós, sertanejos, nunca somos poucas coisas, além da luz do sol, a chuva quando Deus manda e os açudes sangrando na fotografia da memória, que não nos deixa esquecer, que somos fortes espalhados no mundo e revelados.

Doze de 12 de 2022, outros Dias virão e outras mulheres chegarão à Corte de Justiça da Paraíba para se juntarem as desembargadoras, Fátima Bezerra, Maria das Graças Moraes e Agamenilde Dias.

Se há coisas ou pessoas que conhecemos,  digo sabemos de cor, perto do coração da gente, Agamenilde é uma delas, que surgiu lá longe, com passar dos Dias, a aparição da sua pessoa. 

Cada vez mais tenho amor pelas mulheres, as vozes femininas de inúmeras traduções. 

Parabéns, desembargadora Agamenilde! Muitos Dias de alegrias.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB