João Pessoa, 18 de maio de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
5ª no mundo

Indústria Brasileira da Moda movimenta 63 bilhões em 2011

Comentários: 0
publicado em 18/05/2012 ás 17h38

Por trás de todo o glamour e os holofotes dos eventos de moda no Brasil, a exemplo do São Paulo Fashion Week, existe uma cadeia têxtil que é hoje a segunda maior empregadora da indústria de transformação, o segundo maior gerador do primeiro emprego no país e ainda o quarto maior parque produtivo de confecção do mundo, segundo dados divulgados pela ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil.

Com um faturamento de US$ 63 bilhões em 2011, fomentando 1,7 milhão de empregos diretos e oito milhões indiretos, a indústria da moda no Brasil está hoje entre as cinco maiores do mundo.

Para movimentar essa indústria mantendo o nível de profissionalização exigido pelo mercado, o país conta hoje com mais de 100 escolas e faculdades de moda, dessas, pouco mais de 10% se encontram na região Nordeste. Na capital paraibana, o Unipê – Centro Universitário de João Pessoa é o primeiro a oferecer o Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda, um dos únicos com conceito cinco, na Região.

“A sustentabilidade é um dos principais carros-chefes do nosso Curso. A Paraíba trabalha o algodão colorido como um produto genuinamente paraibano e 100% natural, por isso, no curso também buscamos esse caminho, mostrando a importância de trabalhar uma moda sustentável e ao mesmo tempo criativa, porque é um caminho sem volta para a indústria da moda. Temos que associar sempre a sustentabilidade com a inovação porque o mercado da moda atual exige isso”, afirma a coordenadora do curso Gabriela Maroja.

Para atuar na área de moda é importante que o profissional esteja bem preparado e possua uma completa visão sobre cultura, consumo, marketing, história e design, além de entender de gestão e negócios porque o mercado de trabalho para esta indústria é muito exigente. O profissional desta área possui um leque abrangente de possibilidades já que pode trabalhar tanto como criador de marcas, executivo da indústria da moda ou abrir seu próprio negócio criando sua marca de confecções com fabricação própria, para citar apenas alguns exemplos, finaliza Gabriela.

O Unipê, atualmente conta com mais de nove mil alunos matriculados em 17 cursos de graduação e 50 de Pós-Graduação. Por ano, cerca de 1,4 mil alunos são formados pelo Centro Universitário, sendo considerado o maior centro de ensino superior da Paraíba.

Assessoria de Imprensa