João Pessoa, 05 de janeiro de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
centro

Parte de prédio desmorona em CG e Defesa Civil alerta para evitar desastres

Comentários: 0
publicado em 05/01/2023 ás 09h53
atualizado em 05/01/2023 ás 09h55

Parte de um prédio desmoronou no final da tarde desta quarta-feira (4), na rua João Lourenço Porto, Centro de Campina Grande. A Defesa Civil foi acionada e fez o isolamento da área para evitar acidentes.

A Secretaria de Serviços Urbanos mandou equipe para fazer a retirada de escombros, escoramentos, e colocação de tapumes e a STTP fez o desvio de trânsito. Esse trabalho ultrapassou as 23h30.

“Felizmente em decorrência do horário não teve consequências maiores, só danos matérias. Nas proximidades do local temos uma clínica que atende pelo SUS, e pela manhã o número de pessoas é imenso. Agora pela manhã pude perceber isto. Pela providência divina não houve uma tragédia “, disse o coordenador da Defesa Civil, Ruiter Sansão.

Ele acrescentou que o desabamento em parte do prédio, de acordo com os vizinhos, era implícito e invisível, e que a Defesa Civil nunca foi solicitada para uma avaliação estrutural.

Defesa Civil alerta

A Defesa Civil alerta para avaliações estruturais de prédios públicos e particulares como também os casarões da Feira Central, para evitar desastres.

Segundo o órgão, muitos prédios, não apenas aqueles no Centro de Campina Grande que estão sob administração de imobiliárias, precisam de vistorias preventivas, avaliações estruturais. O responsável, o proprietário, a imobiliária, o empreendedor que for alugar uma sala dessas deve procurar Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal, Defesa Civil, no telefone 199, Corpo de Bombeiros 193 para que tenha a certeza através de um laudo, a segurança estrutural.

“Não se pode contar com o fator sorte, ali foi uma ação Divina que não permitiu que uma situação pior pudesse acontecer. O mesmo Deus que nos dá a proteção é aquele que nos ensina e nos dá condição de aprender e saber que temos que atuar preventivamente. O que aconteceu naquele prédio, que sirva de exemplo para outros tantos que temos em Campina Grande e que precisam de manutenção preventiva. Aqueles que foram notificados pela Defesa Civil com relação a marquises, mais de 300 notificações foram feitas desde de 2017 pela Defesa Civil e fiscais da Prefeitura de Campina Grande”, disse Ruiter.

O sistema de Defesa Civil atende pelo telefone 199, pelo 99645-2630.

Ruiter informou que 80% das notificações foram atendidas, no entanto, há muitas lojas e prédios desocupados entregues a imobiliárias. “A gente chama as imobiliárias para junto com a Prefeitura, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para se montar um plano estratégico para a recuperação dessas estruturas. Em outros prédios a patologia construtiva está implícita e precisa a verificação dos engenheiros”, explicou.

MaisPB