João Pessoa, 17 de maio de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A falta de segurança no Centro Histórico de João Pessoa foi o tema central da audiência pública convocada pelo vereador Bira (PSB), que ocorreu no noite desta quarta-feira (16), no ‘Espaço Mundo’, no Centro Histórico da Capital (Praça Antenor Navarro).
Tendo como foco a segurança do bairro do Varadouro (onde se concentra grande parte do acervo histórico e cultural da cidade), comerciantes, ativistas culturais, representantes de órgãos públicos e cidadãos comuns se fizeram presentes ao encontro debatendo a problemática e propondo soluções. A intenção foi buscar ideías para fazer da região um espaço propício para o fomento cultural e artístico, hoje prejudicado pela onda de violência que insiste em se perpetuar.
“É preciso que um dos principais pontos turísticos da Capital ganhe vida. Temos plena consciência que a falta de segurança inviabiliza trabalhos nesse sentido”, ressaltou o vereador Bira.
Diferentemente de outras cidades turísticas – e históricas, a exemplo de Recife e Fortaleza, a Capital paraibana ainda não conseguiu transformar seu Centro Histórico em um espaço de lazer para população, principalmente durante a noite.
“É uma contradição João Pessoa ser uma das cidades mais antigas do país e não usufruir desse título de forma produtiva. Temos que impedir que tanto potencial fique refém da bandidagem, que vem conseguindo driblar o trabalho da polícia”, ressaltou o parlamentar.
Arrastão – Bem próximo ao local onde se realizou o encontro, no largo da Igreja de São Francisco, uma situação lamentável provou que o debate fazia todo o sentido. No final da tarde, um grupo de turistas foi assaltado por menores infratores, portando canivetes e gargalos de garrafas. Os criminosos levaram jóias, celulares e câmeras de alta resolução.
MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 31/10/2024