João Pessoa, 23 de janeiro de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Medicina Veterinária do Uniesp vai realizar cursos de férias

Comentários: 0
publicado em 23/01/2023 ás 07h30
atualizado em 22/01/2023 ás 16h54

Kubitschek Pinheiro MaisPB

Pensando no aprimoramento do aluno, o Centro Universitário UNIESP vai promover cursos de férias para os alunos do Curso de Medicina Veterinária, que vão acontecer no dia 25, 26, 27 e 1º de fevereiro. O projeto é coordenadora Paula Fernanda.

No dia 25, das 9h às 17h, vão discutir: vias e métodos de administração de medicamentos e coleta de material para exames em cães e gatos. Nos dias 26  e 27 deste mês, das 9h às 17h o tema será: “métodos para aplicação e coleta de material para exames de Equinos, numa parceria com o Uniesp e Clinica Mais Equus.

No dia 1º de fevereiro das 9h às 17h  estará em pauta o tema: “Aplicação de vacinas, medicamentos injetável e coleta hematológica  em Bovinos”, numa parceria do Uniesp e Empaer

O UNIESP está preparação para formação da primeira turma, que começou em 2020 e desde então, se tornou uma referencia pela infraestrutura, matriz curricular atualizada e diferenciada, com docentes conceituados e laboratórios específicos.

O MAISPB conversou com a professora e coordenadora Paula Fernanda e traz mais detalhes dos cursos

 

MaisPB  – Como veio a ideia de fazer o curso de férias no curso de medicina veterinária do UNIESP?

Paula Fernanda – No universo profissional cada vez mais disputado, é importante que os estudantes se capacitem nas áreas que desejam trabalhar, assim encontrando alternativas para aumentar o seu currículo. Nesta perspectiva, a realização de cursos extracurriculares durante o período de férias, permite ampliar os conhecimentos e trazer novas possibilidades durante a graduação.

O hábito de participar de atividades extracurriculares, seja minicursos, estágios durante o recesso das aulas proporciona a possibilidade de novos conhecimentos e novos saberes a serem adquiridos e o despertar por parte dos discentes em se especializar em novas áreas de atuação.

MaisPB  – Quem pode participar, só alunos do UNIESP ou o público em geral?

Paula Fernanda – Esses minicursos foram pensados especialmente para os nossos alunos de Medicina Veterinária do UNIESP, no segundo momento, iremos abrir para alunos de Medicina Veterinária de outras instituições.

MaisPB  – Como vão acontecer, serão aulas longas com teoria e pratica?

Paula Fernanda – Não, serão minicursos de curta duração, porém com foco na parte prática.

MaisPB- O que na verdade será discutido e que seja aprendido, aprimorado e colocado em prática?

Paula Fernanda – Para que os protocolos terapêuticos sejam corretamente instituídos é necessário entender corretamente como serão aplicados. Esses minicursos ofertados tem o objetivo ensinar na prática  as diferentes vias e métodos de administração de medicamentos e vacinas, além de coleta de material para exames em Cães, Gatos, Equinos e Bovinos.

MaisPB – Ou seja, o curso vai começar com cães e gatos, seguindo de equinos e fecha com bovinos?

Paula Fernanda – Começamos dia 25.01., com Vias e métodos de administração de medicamentos e coleta de material para exames em Cães e Gatos. Dia 26 e 27.01 Métodos para aplicação de Medicamentos e coleta de material para exames em Equinos. E fechamos nos dias 1º e 02.02 Aplicação de vacinas, medicamentos injetáveis e coleta hematológica em Bovinos.

MaisPB  – Já temos novos projetos o para 2023

Paula Fernanda – Sim, já temos muitos projetos 2023, em abril teremos o “Dia da Medicina Veterinária UNIESP”, que será voltado para a causa animal, um problema que precisa de cada vez mais atenção, só no Brasil, existem cerca de 30 milhões de cães e gatos nas ruas, o que é uma questão sanitária e também social. Em setembro, teremos a III SIMVET, evento que já se consolidou em nossa instituição, onde esse ano teremos muitas novidades, e além de muitas outras novidades. Ficou curioso? Vem aqui no UNIESP conhecer pessoalmente nossa infraestrutura e bater um papo comigo, que te conto pessoalmente tudo.

Leia Também