João Pessoa, 09 de fevereiro de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
É formado em Direito pela UFPB e exerce funções dedicadas à Cultura desde o ano de 1999. Trabalhou com teatro e produção nas diversas áreas da Cultura, tendo realizado trabalhos importantes com nomes bastante conhecidos, tais como, Dercy Golcalves, Maria Bethania, Bibi Ferreira, Gal Costa, Elisa Lucinda, Nelson Sargento, Beth Carvalho, Beth Goulart, Alcione, Maria Gadu, Marina Lima, Angela Maria, Michel Bercovitch, Domingos de Oliveira e Dzi Croquettes. Dedica-se ao projeto “100 Crônicas” tendo publicado 100 Crônicas de Pandemia, em 2020, e lancará em breve seu mais recente título: 100 Crônicas da Segunda Onda.

A pequena mentira

Comentários: 0
publicado em 09/02/2023 ás 07h12
Quando eu era criança, passava muito tempo com minha avó. Ela estava sempre fazendo coisas para me entreter. Ela fazia para mim, blocos de madeira que só se encaixavam se fossem do jeito certo, e ela amassava bolas de papel mágico que se transformavam em animais quando você os jogava na água. Mentira, ela retirava os encharcados e os moldava em um bicho qualquer estranho e eu acreditava. Ela fazia arte! E a arte encanta!
Certa vez passei no Regents Park e ali estava uma escultura imensa que lembrava os moldes de madeira da minha avó. Lógico que mais que perfeito, pois o artista Kaws, pseudônimo de Brian Donnelly, une os mundos da arte e do design ao incluir pinturas, murais, grandes esculturas, arte pública e uma penca de produtos licenciados em seu trabalho, fruto de intervenções que, ao conter humor e humanidade, nos remete à precariedade de nossos tempos. O trabalho de KAWS nos espezinha e nos alerta que diante do medo e do ódio, devemos procurar sempre o outro e viver com compaixão para combater essa “era da solidão”.
Sua obra icônica, uma mistura de pinóquio com Mickey Mouse em forma humana e cansada, se chama “pequena mentira”, é gigante, assim como era minha vozinha, mas essa obra impactante não se encontra mais em Londres.
Eu realmente não entendia como essas coisas de arte funcionavam, mas conforme fui crescendo e aprendendo, percebi que havia mais magia na mentira da minha avó do que aparentava. Algumas coisas que ela me disse não eram verdade – como ela disse que se você jogar uma semente de girassol em seu chá, ela se transformaria em um dragão – e algumas coisas que ela não me contou: A mentira gigante nos destrói e ela começa da pequena mentira – essa é uma delas – a escultura de Kawls nos revela esse lado obscuro do ser humano, isto é, muitas vezes devemos parar de ver o lado bom das pessoas e enxergá-las realmente como são.
Quando criança, eu pensava que tudo isso era bobagem. Mas agora, como adulto, vejo as coisas de maneira diferente: existem grandes mentiras que todo mundo conta a si mesmo para se sentir melhor com suas vidas – ledo engano – mas pequena mentira, a obra, agora impressiona quando você passa pelas imensas entranhas dentro do complexo do aeroporto Hamad no Qatar – essa é uma grande verdade!

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB