João Pessoa, 15 de fevereiro de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Cada vez mais conhecida, a multipropriedade vem ganhando espaço no mercado imobiliário e na construção civil. Ela se destacou por trazer o modelo de compra de imóveis compartilhado: os empreendimentos possuem mais de um proprietário e os compradores dividem os custos da manutenção e também o tempo de estadia. Por ser novidade, nem todos conhecem a multipropriedade e ainda possuem receios quando se trata da modalidade.
Econômico e prático, o modelo tem conquistado a confiança do mercado por ser um negócio sólido e de credibilidade, com transações asseguradas por legislação. A lei 13.777/2018 regulamenta e define todos os aspectos referentes à multipropriedade. Ela rege vários pontos em relação ao direito de uso e deveres, tanto dos proprietários quanto da operadora, em relação aos imóveis comercializados neste formato, garantindo ainda mais segurança para os compradores.
Os números também consolidam os negócios: o mercado cresceu 30% nos últimos cinco anos, atingindo um Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 28 bilhões. Os dados são do relatório “Cenário do Desenvolvimento de Multipropriedades no Brasil 2022”, que ainda revela que o total de empreendimentos teve alta de 137%. A Resort Condominiums International (RCI), empresa global de turismo compartilhado, prevê expansão de 40% desse tipo de negócio no Brasil.
Entre as principais vantagens, está a economia gerada pela divisão: ao comprar o imóvel, é apenas uma fração da propriedade; os custos da manutenção também são pagos por todos, reduzindo o valor. Outro ponto positivo é que, como qualquer outro imóvel, este é um bem vitalício, que pode ser alugado, vendido e herdado. A diferença é que as ações são válidas para a fração, e não a totalidade do imóvel.
A possibilidade de viajar para outros lugares é também um fator considerado por quem opta por adquirir uma multipropriedade. O ‘intercâmbio de férias’, como é conhecido, permite que o proprietário troque suas semanas no imóvel com um proprietário de outra multipropriedade em um local diferente. Assim, um vai à casa de férias do outro e conhece um novo destino sem gastar com hospedagem.
Imóvel de alto padrão – Crescendo no mercado, não faltam opções de multipropriedade para adquirir. Na Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, o Okan Pipa Multi Residence, da incorporadora Allimulti, é um condomínio de alto padrão que está sendo construído e contará com serviços de hotelaria integrados, piscinas, saunas, academias e inúmeras funcionalidades.
Ele contará com 106 apartamentos, divididos em cotas, sendo um condomínio projetado para dias de descanso que tem tudo para se tornar o refúgio de quem quer menos barulho e mais natureza: de frente à praia, o resort integra as áreas e tem ainda a estrutura completa, com piscina, spa, academia, e uma vista de tirar o fôlego.
“Com o crescimento da multipropriedade, principalmente no Nordeste, o Okan traz essa tendência em uma das praias mais conhecidas do Brasil, com turistas do mundo inteiro. É uma oportunidade de adquirir uma propriedade de maneira econômica em um lugar que promove bem estar, contato com a natureza e descanso”, pontuou o CEO da Allimulti Incorporadora, Alberto Camargo.
Sobre Pipa – A Praia de Pipa fica no município de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte. Ela une belezas naturais, paisagens de tirar o fôlego, culinária de alta qualidade e toda uma infraestrutura. Possui falésias, areias brancas, águas cristalinas e muito verde. Também conta com piscinas naturais e pequenas baías, habitadas por golfinhos e tartarugas marinhas.
MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024