João Pessoa, 23 de março de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Foram 6.463 inscritos, 4.259 submetidos à primeira fase, 276 classificados para a segunda fase e, finalmente, 94 candidatos aprovados no 2º concurso público para membro da Defensoria Pública do Estado da Paraíba. O resultado final já está disponível no Diário Oficial Eletrônico da instituição e também da Fundação Carlos Chagas, organizadora do certame. Foram ofertadas 20 vagas para o cargo de defensor (a) público (a) do estado da Paraíba, mais cadastro reserva.
Além da relação dos candidatos aprovados, o 17º edital publicado nesta quinta (23) também traz a lista definitiva da avaliação de títulos. A lista de habilitados consta 83 candidatos aprovados na ampla concorrência, quatro pessoas com deficiência e nove autodeclarados negros (pretos ou pardos). Dois candidatos aprovados na reserva de vagas para pessoas negras também estão classificados na ampla concorrência.
O 2º concurso para membros da Defensoria representou um marco na adoção de ações afirmativas. Das 20 vagas previstas no edital, quatro foram reservadas à população negra e duas para pessoas com deficiência.
“É com muita alegria que anunciamos o resultado do segundo concurso público da história da Defensoria Pública. Atualmente, lidamos com um déficit de defensores muito grande em todo o estado. São 130 vagas de acordo com o quadro previsto na lei orgânica da instituição. O nosso desejo é chamar não só os candidatos aprovados no número de vagas anunciadas, mas todos os classificados do concurso. Esperamos superar as dificuldades orçamentárias ,e em breve, ver novos defensores assistindo a população hipossuficiente do estado”, ressaltou Madalena.
PRIMEIRO CONCURSO – O primeiro concurso público para membros da DPE-PB foi iniciado em 2014 e finalizado em 2015, com 20 vagas e 63 candidatos habilitados. As primeiras convocações, no entanto, só aconteceram em 2017, na primeira gestão da DPG Madalena Abrantes. Durante a validade do concurso, a DPE chamou os 63 aprovados, no entanto, apenas 29 chegaram a tomar posse. Desses, 23 defensores públicos permanecem na instituição.
MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024