João Pessoa, 03 de maio de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NESTA QUINTA

Tunísia multa chefe de emissora após a exibição de filme polêmico

Comentários: 0
publicado em 03/05/2012 ás 09h58

A Justiça da Tunísia anunciou nesta quinta-feira que decidiu multar em 2.400 dinares tunisianos (cerca de US$ 1.500) o diretor de uma emissora local sob a acusação de distúrbio da ordem pública e ataque a valores morais. Nabil Karoui autorizou a TV Nessma a exibir o filme "Persepolis", que inclui uma cena na qual Alá é representado, o que é proibido pelas leis islâmicas.

A animação, que conta a história de uma garota que cresce no Irã, foi produzida por americanos e franceses e ganhou o prêmio de júri no Festival de Cannes de 2007.

A punição imposta a Karoui foi bem mais branda do que o pedido de prisão defendido pelos islamistas, que poderia chegar a mais de três anos de cadeia. O grupo conservador, de maioria salafista, acusa a emissora de exibir o filme como uma “provocação” aos religiosos. Alguns defendiam que o diretor fosse até executado.

A Tunísia foi o primeiro país a derrubar um ditador na série de revoluções da “Primavera Árabe”, que aconteceu também em países como Egito, Líbia e Iêmen. Apesar de ter iniciado os passos em direção a democracia, o Estado ainda sofre com tensões entre conservadores religiosos e defensores da liberdade de expressão.

O Globo