João Pessoa, 26 de março de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
As semifinais do Campeonato Paraibano encerram nesta noite de domingo (26) com os dois jogos de volta desta fase. O Botafogo-PB visita o Sousa no Marizão, às 16h, no Estádio Marizão. Enquanto isso, o Treze recebe o São Paulo Crystal no Amigão, com início previsto para as 17h.
Ambos os confrontos terão seus vencedores definidos hoje, que formarão a final de 2023 do Campeonato Paraibano. Assim como as semifinais, a finalíssima também será decidida em duas partidas. Por ter encerrado a primeira fase na liderança, o Sousa poderá decidir no Marizão, caso avance. Já o Botafogo é certo que fará o primeiro confronto no Almeidão, por ter a pior campanha de todos.
O torcedor botafoguense tem todo direito de se preparar para ir ao Almeidão, porque o clube pessoense venceu o Dino por 1 a 0 no primeiro jogo. Basta um empate hoje no Marizão para seguir com o sonho de levantar a taça de campeão pela primeira vez desde 2019.
Enquanto isso, o Sousa vai precisar reverter uma desvantagem de 1 a 0 e chegar à final do Campeonato Paraibano pela segunda vez em três anos. Para isso, a torcida se mobilizou e comprou mais de três mil ingressos para o confronto de hoje, com uma expectativa de chegar em quatro.
Este confronto segue bastante aberto, por conta do 1 a 1 no primeiro confronto. Mas a equipe São Paulo Crystal fez uma partida mais sólida, e vencia por 1 a 0 até os 38 minutos do segundo tempo, quando tomou o empate. Se avançar para a final, é a primeira vez que o Carcará disputará o título diretamente.
Mas para chegar na sua primeira final, o clube de Cruz do Espírito Santo precisará passar por um veterano nessa competição. O Treze joga no Amigão e contará com o apoio de sua partida, para que possa voltar à final da competição e garantir espaço em competições de 2024, como Copa do Brasil, Série D e Copa do Nordeste.
Como Sousa e Treze disputam a partida decisiva em suas casas, ambos tiveram as duas melhores campanhas na primeira fase. Mas na verdade, o Dino foi muito superior aos demais, com 20 pontos em nove partidas.
Treze, São Paulo Crystal e Botafogo-PB, todos terminaram com 15 pontos. Por ter menos vitórias que os demais, o Belo terminou na quarta colocação. Já o Galo sustentou um saldo de gols maior que o Carcará.
Vale ressaltar que a entrada repentina do Belo nessas semifinais mudou todo o panorama. O clube pessoense fez dois gols nos acréscimos contra o Nacional de Patos, que, antes disso, estava em segundo pelo saldo de gols.
Leonardo Abrantes – MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024