João Pessoa, 23 de abril de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
DESCULPAS

Atirador da Noruega pede perdão por vítimas que não tinham filiação política

Comentários: 0
publicado em 23/04/2012 ás 09h29

O extremista de direita Anders Behring Breivik, julgado pela morte de 77 pessoas no ano passado na Noruega, pediu perdão nesta segunda-feira (23) por suas vítimas sem filiação política, negando-se a fazer o mesmo pelos adolescentes mortos na ilha de Utoya.

"Gostaria de apresentar minhas profundas desculpas", disse Anders, no sexto dia de julgamento que tem paralisado a Noruega, dirigindo-se aos familiares dos pedestres que morreram ou ficaram feridos pela explosão da bomba que havia colocado no dia 22 de julho de 2011 em frente à sede do governo norueguês.

Por sua vez, quando o promotor perguntou se estendia suas desculpas aos familiares das vítimas que morreram nos gabinetes ministeriais ou dos jovens assassinados na ilha de Utoya, Breivik respondeu negativamente. A matança dos jovens e dos funcionários dos ministérios era "atroz, mas necessária", reiterou Anders.

Dos mortos em Utoya, 44 tinham responsabilidades na organização juvenil trabalhista e na ilha funcionava um "campo de doutrinamento político", disse o extremista norueguês.

Andersainda disse acreditar que poderia dizer a ideologia de suas potenciais vítimas ao olhar para elas e que tentou poupar um que parecia "de direita". "Certas pessoas parecem mais esquerdistas do que outras", disse ele, explicando como ele escolheu "marxistas" com seu fuzil e pistola e passou por um jovem que pensou ser conservador.

G1