João Pessoa, 21 de abril de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
MÚSICA

Paul e Chico fazem show neste fim de semana em PE

Comentários: 0
publicado em 21/04/2012 ás 13h00

Dois grandes nomes da música mundial se apresentam neste fim de semana em Pernambuco. O primeiro deles é o ex-beatle Paul McCartney, que faz show hoje e amanhã, às 21h30, no Estádio do Arruda, em Recife.

Quem também faz um show imperdível é o cantor e compositor Chico Buarque, que se apresenta às 21h, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, em Olinda.

Paul McCartney – Paul McCartney sempre adorou o palco. Muito mais do que John Lennon, George Harrison e Ringo Starr. Na época dos Beatles, fez inúmeras turnês, enfrentando plateias histéricas e enormes dificuldades técnicas. Longe do quarteto, formou o Wings e caiu na estrada.

O novo grupo também acabou, e outros músicos passaram a acompanhá-lo. Com os atuais, recrutados no início dos anos 2000, tem realizado os melhores shows de uma longa trajetória. Palco, som, luz, banda, tudo ganhou em eficiência. E, se pensarmos na distância que separa o artista do passado, a emoção de ver Paul hoje é maior.

McCartney vai completar setenta anos em junho. Os Beatles se separaram em abril de 1970. Muitos dos hits da carreira-solo têm quase quatro décadas. Tudo vem do passado. Seu público também, apesar dos filhos e netos que se incorporaram à audiência. O teste do tempo fez o repertório crescer.

As canções são a trilha-sonora da vida de muita gente. É difícil não se emocionar com elas. Mas a performance de Sir Paul não tem nada de envelhecida. Ao contrário, é tão vigorosa quanto a de qualquer banda nova de rock. No palco, como veremos hoje e amanhã no Recife, Macca parece um garoto. Toca e canta durante quase três horas. Para os fãs, uma noite de felicidade plena.

Chico Buarque –Chico Buarque nunca gostou muito do palco. A timidez não o deixa à vontade nas apresentações ao vivo. Ele não é um performer, como Caetano Veloso e Gilberto Gil. A voz é de um compositor que canta bem o que compõe, não de um intérprete. As dificuldades com o instrumento são notórias. Suas turnês tornaram-se raras.

Fiquemos nas mais recentes: oito anos separaram As Cidades de Carioca. Mais cinco anos se foram até a atual, Chico, que passa neste final de semana pelo Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco. Uma oportunidade para quem ainda não o viu de perto.

Ver Chico Buarque ao vivo é uma grande pedida, a despeito de todas as limitações da sua performance. Ele é tão enormemente importante que isto basta. Assistir ao seu show é estar diante de um gigante da música popular do Brasil. É um luxo, um privilégio.

Em Chico, ele trabalha com os mesmos músicos das duas turnês anteriores e junta a números obrigatórios as canções do novo disco e outras resgatadas do seu vasto songbook. Não será, portanto, muito diferente para quem viu As Cidades e Carioca. Mas há sempre o prazer de ficar a poucos metros de um artista cuja trajetória o coloca ao lado dos maiores da nossa canção popular. Em todos os tempos. Vê-lo ao vivo é imprescindível.


 Jornal Correio da Paraíba

MaisTV

Entrevista: Sérgio Queiroz critica indecisão de Romero: “Isso já deu”

ENTREVISTA NA HORA H - 16/07/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas