João Pessoa, 20 de abril de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ABRIL

Rede Feminina de Combate ao Câncer comemora seus 50 anos

Comentários: 0
publicado em 20/04/2012 ás 10h43

O mês de abril de 2012 é de comemorações para a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC). A instituição, sem fins lucrativos e que atua também na Paraíba, comemora 50 anos de existência cumprindo a missão de apoiar o tratamento de pacientes portadores de câncer.

Junto com 179 voluntários, um trabalho permanente tem amenizado a luta de pessoas carentes que realizam tratamento no Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa. Paraibanos de todas as partes do Estado que procuram vencer a doença, mas que não tem recursos para se auto-sustentarem na capital enquanto se tratam, recebem uma ajuda significativa da RFCC. Diariamente, 400 cafés da manhã são distribuídos para os pacientes ambulatoriais. No ano passado, de janeiro a dezembro foram quase 100 mil unidades.

Os números impressionam. Mesmo mantida por doações da sociedade civil, a Rede consegue otimizar seus recursos e multiplicar as ações. O balanço do último ano revelou a distribuição de 1.609 quentinhas, 914 cestas básicas, 237 próteses mamárias e ainda centenas de fraldas descartáveis, kits de higiene pessoal e medicamentos.

Além dessas atividades, outra importante iniciativa engrandece ainda mais o papel da RFCC. Desde 1999, a Casa de Apoio abriga pessoas com câncer, de ambos os sexos, oriundas do interior do Estado e que não têm onde se abrigar durante o tratamento na capital. São 40 leitos disponíveis para acolher esses pacientes em processo de radio e quimioterapia, no Hospital Napoleão Laureano. Ao serem acolhidos, os internos recebem seis alimentações por dia, roupas de cama e banho, material de higiene pessoal, medicamentos e transporte para realização de exames em hospitais, clinicas e laboratórios ou mesmo para o terminal rodoviário.

Uma ajuda que faz a diferença na vida de pessoas como João Pereira, um senhor de 63 anos, morador da cidade de Patos, que luta contra um câncer de pele há 19 anos. Ele já se submeteu a 62 cirurgias ao longo desse tempo e, muitas vezes, retornava antes do final do processo porque não tinha onde se instalar em João Pessoa. Mas, com o apoio direto da RFCC, tratar-se longe de sua casa parece ter se tornado mais fácil. “É uma benção para todos nós que precisamos. Aqui somos como uma família. O apoio e o carinho deixam a gente mais feliz para encarar o tratamento. A dor às vezes nem aparece”, afirma.

O voluntariado é fundamental para o sucesso desse propósito. A dona de casa Ana Maria Leite, de 68 anos, há 15 dedica parte do seu tempo como voluntária e ajuda a levar esperança aos que enfrentam a batalha contra o câncer. Na Casa de Apoio uma vez por semana, promove trabalhos manuais, ajudando a ocupar o tempo ocioso dos pacientes e melhorando a qualidade de vida deles. “Sei que é muito bom para eles, mas, pode ter certeza, para nós, voluntários, é ainda mais gratificante. Nós os ajudamos, no entanto, somos nós que somos ajudados. É uma lição de vida”, ressalta.

São resultados como este que servem de motivação para a presidente da RFCC, Moema Arnaud. A família, sempre empenhada na causa do câncer, serviu de inspiração para o ingresso nesta batalha permanente à frente da entidade. Para ela, a solidariedade está no sangue e move toda a família, que tem como destaque também, o exemplo de Carneiro Arnaud, Diretor-Presidente da Fundação Napoleão Laureano. “Posso deixar a presidência, mas nunca o voluntariado. É muito satisfatório poder ajudar. Recebemos mais dessas pessoas do que doamos a elas. Há sempre ensinamentos. E mesmo com o nosso trabalho de formiguinha, nossa entidade filantrópica consegue oferecer dignidade, assistir e acolher bem pessoas que tanto precisam. Esse tem sido o nosso compromisso”, avalia.

Solidariedade – Quem puder ajudar a Instituição, pode realizar doações para a conta corrente 519-5, agência 1010, Op. 003, da Caixa Econômica Federal. A Casa de Apoio localiza-se na avenida 12 de outubro, 858, em Jaguaribe. O telefone é o (83) 3241-5373.

 

Assessoria de Imprensa

MaisTV

Entrevista: Sérgio Queiroz critica indecisão de Romero: “Isso já deu”

ENTREVISTA NA HORA H - 16/07/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas