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Kubitschek Pinheiro
O Centro Universitário UNIESP tem um trabalho destacado na capacidade docente, cuja política tem por objetivo promover a melhoria da qualidade das funções de ensino, as vastas pesquisas e extensão, por meio de cursos de capacitação e atualização profissional e, com isso dando oportunidade ao universo de aprimoramento do seu corpo docente, de aprofundamento, aperfeiçoamento sejam nos conhecimentos educacionais, científicos, em todas as áreas de formação.
Trata-se da Imersão Integrativa de Ensino e Aprendizagem com capacitação dos professores para utilizarem práticas de ensino bem mais interativas e envolventes, que estimulem a participação mais ativa dos alunos, para quem o UNIESP tem focado no projeto de maior elevação do alunado e no seu próprio processo de aprendizagem.
Segundo a coordenadora, Ana Paula Hollanda, é fundamental manter a capacitação docente em metodologias ativas e investir em tecnologias educacionais para potencializar a aprendizagem dos alunos.
“Essa formação envolve o ensino de técnicas na prática de Metodologias Ativas, como a sala de aula invertida, o aprendizado baseado em projetos e a aprendizagem colaborativa. Os docentes também são capacitados para aplicar essas metodologias de forma adequada, alinhando-as aos objetivos específicos de cada disciplina e adaptando-as às características individuais de cada turma”, arremata.
O MaisPB conversou com Ana Paula Hollanda que traz a expansão dessa necessidade e prioridade do UNIESP de trabalhar com a evolução de seu corpo docente, a premiação dos professores e na formação modelo de seus alunos.
MaisPB – Como é que vem sendo desenvolvido o trabalho de capacitação docente do Uniesp?
Ana Paula Hollanda – O processo de inovação em aprendizagem começa com a identificação das necessidades e desafios dos alunos e das instituições, bem como com o estudo das tendências e das inovações na educação. Em seguida, são realizadas reuniões e discussões com professores, alunos, gestores e outros colaboradores, a fim de coletar ideias e opiniões sobre possíveis soluções.
Posteriormente, inicia-se a fase de experimentação, que envolve a implementação de novas estratégias de ensino e aprendizagem com base nas ideias geradas anteriormente. Durante essa fase, é importante que se faça um acompanhamento e uma avaliação constante dos resultados alcançados, a fim de realizar ajustes e melhorias no processo. Por fim, o processo de inovação em aprendizagem deve ser contínuo, pois novos desafios e tendências surgem constantemente na sociedade e no mercado de trabalho. A inovação em aprendizagem é importante para garantir que as instituições de ensino continuem relevantes e capazes de preparar os alunos para os desafios do mundo atual e futuro.
MaisPB – Há quanto tempo você vem fazendo esse trabalho no Uniesp e atinge quantas pessoas?
Ana Paula Hollanda – Atuo com a responsabilidade pedagógica do UNIESP desde o ano de 2014, porém em 2019 com o surgimento da pandemia foi criado um Núcleo de Inovação e Aprendizagem – NIA, do qual sou a coordenadora sob a supervisão da Pró-reitoria Acadêmica por Iany Barros. O trabalho é direcionado para todos os docentes do Centro Universitário UNIESP, atingindo semestralmente em média 280 professores.
MaisPB – Vamos falar da premiação dos professores?
Ana Paula Hollanda – Realizamos em 2022.2 o I PRÊMIO DE INOVAÇÃO E APRENDIZAGEM Foi uma idealização do NIA, com apoio da Pró-Reitoria Acadêmica, aliado ao planejamento estratégico que se preocupa em promover a evolução dos profissionais docentes, buscando incentivar, estimular e reconhecer o trabalho docente que expresse inovação educacional no Ensino Superior com excelência. Foram 21 professores inscritos e premiamos os três primeiros lugares com troféus de honra ao mérito.
MaisPB – O que eles precisam desenvolver para serem premiados?
Ana Paula Hollanda – Eles precisam se inscrever através do link disponibilizado e preencher os formulários com: Disciplina que leciona; Justificativa: (Por que resolveu concorrer ao Prêmio? Quando começou a desenvolver aulas neste formato? Por que você considera que sua aula promove inovação no ensino e aprendizagem? Quais os resultados das suas aulas?); A competência (conhecimento -habilidade – atitude); A estratégia metodológica; Tipo de avaliação; Foto, vídeos e depoimentos dos alunos sobre a aprendizagem significativa.
MaisPB – Como você tem visto o trabalho da reitora Érika Marques e da pró-reitora Iany Barros?
Ana Paula Hollanda – Ambas atuam com a gestão participativa que valoriza a opinião e o conhecimento dos colaboradores, favorecendo um ambiente de trabalho mais colaborativo e produtivo. Elas fazem com que a comunicação e o relacionamento entre a equipe, aumente e sempre estejamos motivados a produzir contribuindo para o clima organizacional harmônico.Trabalho diretamente com a Pró-reitoria acadêmica, como assessora pedagógica, com professora Iany Barros e aprendo todos os dias com sua excelência profissional e encantamento que demonstra pela educação.
Quem é Ana Paula Hollanda
É mestranda no Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente -PRODEMA. Atualmente Professora e Assessora Pedagógica do Centro Universitário UNIESP. Coordenadora do Núcleo de inovação e Aprendizagem com vasta experiência na orientação de práticas docentes.
Pós-graduada em Metodologias Ativas pelo Centro Universitário UNIESP.
Especialista em Gestão de Pessoas pela UPE e em Gestão da Educação Municipal no Programa Nacional de Escola e Gestores- UFPB (2017).
Possui graduação em Administração – Administração de Empresas pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP (1997)
Graduação em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (2004)
Graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000).
Professora do Ensino Fundamental – Séries Iniciais- por 25 anos. Supervisora Pedagógica dos segmentos: Ensino Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
OPINIÃO - 22/11/2024