João Pessoa, 18 de junho de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
É formado em Direito pela UFPB e exerce funções dedicadas à Cultura desde o ano de 1999. Trabalhou com teatro e produção nas diversas áreas da Cultura, tendo realizado trabalhos importantes com nomes bastante conhecidos, tais como, Dercy Golcalves, Maria Bethania, Bibi Ferreira, Gal Costa, Elisa Lucinda, Nelson Sargento, Beth Carvalho, Beth Goulart, Alcione, Maria Gadu, Marina Lima, Angela Maria, Michel Bercovitch, Domingos de Oliveira e Dzi Croquettes. Dedica-se ao projeto “100 Crônicas” tendo publicado 100 Crônicas de Pandemia, em 2020, e lancará em breve seu mais recente título: 100 Crônicas da Segunda Onda.

Desagrade!

Comentários: 0
publicado em 18/06/2023 às 10h24

Desagrade! Sim, aprenda a dizer não! Um não bem dito é melhor que um sim maldito! Desagrado significa a ação ou efeito de desagradar.

Que não possui nem demonstra agrado (satisfação); desprazer.

Sem satisfação; falta de contentamento; descontentamento.

Que se comporta de maneira rude; desprovido de cordialidade. Pois bem, eu peguei o gancho de um amigo meu Felipe que falava sobre os males que acarretam numa pessoa que vive para os outros. Os primeiros sinais são sentidos no intestino, ou prende demais ou solta demais, depois aparecem problemas na pele, nos olhos, no cabelo. Muita coisa começa a mudar e a pessoa nem percebe que está num ciclo vicioso de agradar a todo custo.  

Há quem não saiba negar por timidez, por pena, por tempo excessivo no trabalho,  por receio de ser abandonado ou até para não causar aborrecimento para si, achando que se negar vem mais reclamação ou mais problemas como choros, escândalos ou represálias. Muitas vezes a pessoa é hiper educada e quer ajudar o outro como forma de troca harmoniosa na relação. Mas harmonia não implica dizer sempre a palavra sim!

O não faz parte do cotidiano e é importante colocá-lo em pauta. Dizer Não é a coisa mais saudável que existe! Ou você vai viver a vida satisfazendo o outro e contrariando a si mesmo? A convivência vai passando, os cabelos brancos aumentando junto com as dores do corpo e da alma, cada vez que teu fluxo de bom pastor se aflora. Não se afunde em detrimento de outrem, pois é fundamental ser mais você nessa existência. Portanto, desagrade! 

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também