João Pessoa, 12 de abril de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Gastronomia

Cozinha dos monastérios foi o tema da noite no Clube do Gourmet da Paraíba

Comentários: 0
publicado em 12/04/2012 ás 19h09

“Tenho o prazer de cozinhar para quem aprecia a boa mesa e sabe o que está comendo. Por isso é sempre um experiência única participar dos jantares do Clube do Gourmet”. Esta foi a declaração do chef Obadias Carlos, ao final do encontro do Clube do Gourmet da Paraíba, que aconteceu na noite da última quarta-feira (11), no hotel Green Sunset, da Rede Nord. Os jantares, comandados pelo experiente maitre Heleno Araújo, acontecem mensalmente com o objetivo de promover a alta gastronomia em João Pessoa.

O tema central da noite foi a cozinha dos monastérios, por sua criatividade e combinação de ingredientes. “A cozinha é marcada pela cor, perfume e o paladar apurado. Os padres cultivavam seus próprios alimentos desde o trigo, para os pães, até as uvas, para o vinho. Devido aos ingredientes reduzidos, os sacerdotes eram obrigados a inovar e a criar combinações para incrementar a mesa. Por isso é tão interessante explorar a culinária desenvolvida nos monastérios da Idade Medieval”, explica Heleno.

Desde a entrada até a sobremesa, os ingredientes foram combinados de forma a agradar todos os paladares e enaltecer a cozinha peculiar desenvolvida nos tradicionais monastérios. Os destaques da noite, na opinião dos convidados, foram a entrada e o prato principal, ambos a base de peixe. “O prato principal, com peixe, molho de espinafre e queijo laminado servido com uma sofisticada pasta de gengibre foi uma composição criativa e saborosa, com texturas bem executadas. Também aprendi muito sobre montagem dos pratos”, afirma Giancarla Costa, estudante de gastronomia que participou pela primeira vez do Clube.

Os jantares acontecem, com frequência, nos hotéis da Rede Nord, todos localizados a beira-mar. De acordo com o maitre Heleno Araújo, os empreendimentos da rede estão entre os mais bem estruturados de João Pessoa. “Escrevi vários livros sobre rede hoteleira e gastronomia e tenho plena certeza de que a rede prima pela gastronomia nas instalações da cozinha e qualidade dos chefs”, termina Heleno.

Assessoria Imprensa

MaisTV

Entrevista: Sérgio Queiroz critica indecisão de Romero: “Isso já deu”

ENTREVISTA NA HORA H - 16/07/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas