João Pessoa, 04 de julho de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
programa hora h

Bebidas alcóolicas nos estádios da PB: quais são as regras e permissões?

Comentários: 0
publicado em 04/07/2023 ás 18h22
Botafogo-PB no Almeidão (Foto: Cristiano Santos)

O secretário da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) da Paraíba, Lindolfo Pires, revelou as regras que vão viabilizar o consumo de bebidas alcóolicas nos estádios e arenas esportivas da Paraíba. Apesar da liberação anunciada nesta terça-feira (4), a Lei Estadual nº 11.644 de 11 de fevereiro de 2020 possui algumas permissões e detalhes específicos.

A cerveja, uma das favoritas do público, está liberada por ter um teor alcóolico entre 4 e 5%. O limite permitido é de 15%, por isso o consumo de cachaças está proibido nos estádios e arenas. A venda acontecerá para maiores de 18 anos, entre duas horas antes do apito inicial e até 15 minutos após o fim do jogo, e a distribuição será exclusivamente nos bares e em copos descartáveis.

+Fut: Nacional de Patos e Sousa no topo da Série D e a força da Arábia Saudita

Ao programa Hora H, da Rede Mais Rádios, o secretário Lindolfo Pires disse que foi um pedido dos clubes paraibanos que ainda jogam neste ano de 2023 e da presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Michelle Ramalho. A expectativa é de que neste fim de semana, com três jogos de futebol no estado, o consumo de cervejas seja liberado.

“Os clubes, em comum acordo com a Sejel e com a FPF, nós discutimos novas regras e que foi amplamente aprovadas por eles. Os clubes, por exemplo, na próxima rodada, já vão fazer uma reivindicação à Secretaria de Esportes solicitando de que, naquele jogo possa haver a venda de bebidas alcóolicas limitada ao limite de 15%”, afirmou o secretário.

As bebidas alcóolicas “não vão acarretar em distúrbios”

Uma das principais preocupações referente ao consumo de bebidas alcóolicas é a possibilidade de briga entre torcidas. Nos últimos campeonatos estaduais, houve casos reincidentes de torcedores adversários se atracando dentro e fora dos estádios paraibanos, como aconteceu em 2022 entre Sousa e Treze, durante a repescagem do Paraibano 2022.

Apesar disso, na visão de Lindolfo Pires, a situação não deve se agravar por justamente ser comum o consumo de álcool antes e depois das partidas, fora dos estádios. Além disso, os clubes paraibanos vão acatar à campanhas de conscientização de bebidas alcóolicas, para alertar ao torcedor dos perigos, como dirigir embriagado e o exagero.

“Os clubes terão essa preocupação em orientar os torcedores para que isso não aconteça, até porque isso pode virar uma faca de dois gumes, porque se houver qualquer tipo de alteração, o único prejudicado com isso será o próprio clube”, alertou o secretário.

Paraibanos que ainda disputam competição em 2023

O time mais popular do estado é o Botafogo-PB, que atualmente disputa a Série C do Campeonato Brasileiro e ocupa a 6ª colocação. Na divisão abaixo, a Paraíba conta com três representantes: Campinense, Sousa e Nacional de Patos. No Grupo A3 da Série D, o Canário é o líder com 20 pontos, o Dinossauro é 2º colocado e a Raposa ocupa a 7ª colocação.

Neste fim de semana, o Botafogo-PB recebe o Brusque no Almeidão, a partir das 16h deste sábado (8). No dia seguinte, Sousa e Nacional se enfrentam no clássico do Sertão a partir das 16h. Em Campina Grande, o Campinense recebe o Santa Cruz a partir das 20h.

Leonardo Abrantes – MaisPB

MaisTV

Famílias das vítimas protestam e exigem prisão do médico Fernando Cunha Lima

FUNCIONALISMO MUNICIPAL - 02/09/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas