João Pessoa, 26 de julho de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
imprensa paraibana

API repudia ato do Botafogo contra jornalistas: “antidemocrático”

Comentários: 0
publicado em 26/07/2023 ás 17h48
atualizado em 26/07/2023 ás 18h00

A Associação Paraibana de Imprensa (API-PB) manifestou sua insatisfação sobre a decisão da diretoria do Botafogo-PB em retirar a equipe da Rede Paraíba de Comunicação da comunicação oficial do clube na manhã desta quarta-feira (26). Proibiu também a entrada de qualquer profissional da emissora no centro de treinamento do Belo.

Em nota divulgada à imprensa, a API repudiou a ação do Botafogo, afirmando que fere o “princípio constitucional da liberdade de imprensa”. O motivo da remoção de todos os 16 profissionais da TV Cabo Branco e Paraíba, Globo Esporte, Jornal da Paraíba e Rádio CBN não foi explicado pela assessoria do clube.

Confira a nota da API

A API-PB repudia veementemente essa medida autoritária, que viola o princípio constitucional da liberdade de imprensa e o direito dos torcedores de terem acesso à informação sobre o seu time. O Clube tem todo direito de discordar da linha editorial adotada pelo Sistema Paraíba ou qualquer outro veículo, mas nunca cercear a liberdade de imprensa dos profissionais. Quaisquer excesso praticado por um profissional ou veículo já está sujeito a legislação em vigor, mas decisões autoritárias como as que o Botafogo vem tomando não são aceitáveis.

A API-PB espera que o Botafogo Futebol Clube reveja sua decisão e restabeleça o acesso dos profissionais da Rede Paraíba às suas dependências e aos seus canais oficiais, garantindo assim o exercício pleno da liberdade de imprensa e o direito à informação dos seus torcedores. A API-PB reforça ainda o seu compromisso com a defesa da imprensa livre, democrática e diversa, que contribui para o desenvolvimento do esporte e da sociedade.

Conflitos entre clube e jornalistas da emissora

Durante o Campeonato Paraibano deste ano, os jornalistas Fábio Hermano e Pedro Alves, ambos integrantes da Rede Paraíba, e o radialista Elialdo Silva, da Rádio Pop, se envolveram numa briga com o conselheiro benemérito, que agrediu os profissionais e os impediram de executar seus trabalhos.

Em seguida, o clube proibiu o acesso de Fábio Hermano, setorista do Botafogo para a Rádio CBN e apresentador do canal “90 Minutos de Belo”, à Maravilha do Contorno e o também de participar das entrevistas coletivas pós-jogos. Agora vem a decisão de ampliar a censura para toda a Rede Paraíba.

Leonardo Abrantes – MaisPB

MaisTV

Famílias das vítimas protestam e exigem prisão do médico Fernando Cunha Lima

FUNCIONALISMO MUNICIPAL - 02/09/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas