João Pessoa, 06 de agosto de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O Papa Francisco anunciou que a próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2027, será realizada em Seul, na Coreia do Sul. A expectativa da Igreja Católica é ganhar mais público no continente asiático, onde a maioria das pessoas do mundo estão localizadas.
Outro fator relevante é a cultura. No Ocidente, o catolicismo é muito mais difundido do que no Oriente, que conta com a força do Budismo, Hinduísmo e o Taoísmo. A decisão, por outro lado, não agradou todos os setores da Igreja.
Uma ala defendia que a Jornada da Juventude acontecesse no continente africano, onde nunca havia recebido o evento. Mas o governo sul-coreano garantiu aporte financeiro e estrutura para o evento ocorresse em Seul.
Por outro lado, o evento acontecerá apenas em 2027, e o estado de saúde do Papa Francisco, de 86 anos, é debilitado. Além disso, devido à popularidade do pontífice, membros da igreja acreditam ser muito difícil outra figura substituí-lo à altura.
A Jornada Mundial da Juventude é a mesma que ocorreu no Brasil, em 2013. Na época, o Papa Francisco havia assumido o posto há poucos meses. Na jornada de 2023, há três dias, o pontífice desfilou em Lisboa, Portugal.
MaisPB com Correio Braziliense
OPINIÃO - 22/11/2024