João Pessoa, 07 de agosto de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
transporte público

Ônibus com ar-condicionado serão entregues em novembro em João Pessoa

Comentários: 0
publicado em 07/08/2023 ás 09h51
atualizado em 07/08/2023 ás 11h19

Deve começar a circular a partir do mês de novembro novos ônibus com ar-condicionado, do modelo ‘ligeirinho’, em João Pessoa. A previsão foi anunciada pelo prefeito, Cícero Lucena (PP), nesta segunda-feira (7), durante entrega de 20 novos ônibus para compor a frota de transporte público da capital.

“Ocorre dentro de um planejamento para suprir uma deficiência que herdamos quando encontramos uma frota com mais de 10 anos. Esse esforço entre a prefeitura e o Sindicato dos Transportes de João Pessoa está proporcionando com a entrega de 20 novos ônibus, num total de 60 ônibus somente este ano, com a melhor tecnologia que existe no Brasil em  termos de motor euro 6, menos poluente, garantindo acessibilidade, segurança para os cadeirantes”, disse Cícero.

Ele afirmou que os novos veículos integram um  projeto para melhorar a qualidade do transporte urbano, que em parceria com o Governo do Estado prevê investimento de R$ 400 milhões na construção de quatro terminais de integração em avenidas com grande fluxo de veículos: Epitácio Pessoa, Cruz das Armas, Dois de Fevereiro e Pedro II.

O superintende de Mobilidade Urbana da capital, Expedito Leite, afirmou que os novos ônibus proporcionam mais conforto, tranquilidade e rapidez nas viagens.

Entrega de novos ônibus 

O prefeito Cícero Lucena entregou 20 novos ônibus para a operação do transporte público da Capital. Durante a solenidade, na manhã desta segunda-feira (7), no Ponto Cem Réis, Centro, o gestor municipal reafirmou o compromisso de seguir avançando para melhorar a mobilidade urbana no Município.

“Entregamos o Terminal de Integração do Valentina, que consolida os espaços que estão sendo criados na área de mobilidade urbana, além de um projeto ainda maior que nós estamos fazendo com o Governo do Estado, com investimento de R$ 400 milhões, para criar outros quatro grandes terminais da cidade. Em relação à frota de ônibus que estamos entregando, ela vem para corrigir uma deficiência na cidade, que está há mais de 10 anos em uso”, afirmou o prefeito.

A nova frota entregue nesta segunda-feira é a terceira só esse ano. Outros 20 veículos entraram em operação no mês de maio e mais 20 em junho, chegando a 60 o número de ônibus zero-quilômetro, melhorando, cada vez mais, a prestação do serviço aos passageiros da Capital. De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), 200 mil pessoas estão sendo beneficiadas.

“É uma aquisição muito importante, pois vai trazer mais conforto, tranquilidade e rapidez nas viagens”, disse o superintendente de Mobilidade Urbana da Capital, Expedito Leite Filho, explicando que os novos ônibus já vão operar no Terminal de Integração do Valentina. “Estamos montando um plano operacional junto com as empresas, inclusive terão linhas alimentadoras para pegar a população da Zona Sul e direcionar para o Centro da cidade”, afirmou.

Os novos ônibus contam com o que existe de mais moderno em motor a combustão no mundo. São 80% menos poluentes, possuem itens de acessibilidade e segurança. Não permitem, por exemplo, que seja dada partida sem que todas as portas estejam fechadas.

MaisPB