João Pessoa, 01 de abril de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
RECADO

Hillary Clinton diz que regime sírio pode encarar “sérias consequências”

Comentários: 0
publicado em 01/04/2012 ás 11h05

 A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, cobrou neste domingo (1º) dos membros do governo do presidente sírio, Bashar al-Assad, o fim das operações contra civis, caso contrário enfrentará "sérias consequências".

"Nossa mensagem precisa ser clara para aqueles que dão ordens e aqueles que as executam: Parem de matar seus cidadãos ou enfrentarão sérias consequências", disse Clinton em discurso durante conferência em Istambul sobre o conflito sírio.

Clinton afirmou que os EUA estão fornecendo equipamentos de comunicação para a oposição civil síria. Ela acrescentou que apesar de ter aceito um novo plano de paz proposto pelo enviado da ONU-Liga Árabe, Kofi Annan, o governo de Assad parece não ter cumprido suas promessas.

‘Prazo de aplicação’

Uma fonte turca que participa do encontro disse que os países "Amigos do povo sírio", reunidos em Istambul, apoiam o plano de Annan para resolver a crise na Síria e pedem que se fixe uma data para sua aplicação, disse uma fonte turca.

De acordo com a mesma fonte, a afirmação está no comunicado final da reunião, que será divulgado neste domingo.
A Síria anunciou na terça-feira (27) que aceitava o plano de Annan, mas no domingo continuou bombardeando várias cidades rebeldes.

G1