João Pessoa, 27 de agosto de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
É formado em Direito pela UFPB e exerce funções dedicadas à Cultura desde o ano de 1999. Trabalhou com teatro e produção nas diversas áreas da Cultura, tendo realizado trabalhos importantes com nomes bastante conhecidos, tais como, Dercy Golcalves, Maria Bethania, Bibi Ferreira, Gal Costa, Elisa Lucinda, Nelson Sargento, Beth Carvalho, Beth Goulart, Alcione, Maria Gadu, Marina Lima, Angela Maria, Michel Bercovitch, Domingos de Oliveira e Dzi Croquettes. Dedica-se ao projeto “100 Crônicas” tendo publicado 100 Crônicas de Pandemia, em 2020, e lancará em breve seu mais recente título: 100 Crônicas da Segunda Onda.

Galápagos

Comentários: 0
publicado em 27/08/2023 ás 07h25

Eu vi “uma moça cosendo roupa com a linha do Equador “ e foi em Guyaquil. Ela estava vendendo bijou à beira do Rio Guyas. Dai a Chico o que é de Cesar, por causa dessa canção tive a curiosidade de ficar debaixo da famosa linha.

Quais mistérios guardam esse corte mágico no planeta? Foi assim que sempre pensei, precisamos conhecer primeiro nossa família, depois nossa casa, depois nosso bairro, nossa cidade, nosso estado, nossa região, nosso amado Brasil imenso de belezas e nossa rica América do Sul.

Quantas surpresas nos aguardam, quanta coisa foi saqueada de lindos reinados. Quantas fronteiras cruzamos? Muitas, mas pelo equador não fazemos vizinhanças, mas me senti em Belém do Pará. Muitos rios a desaguar, muita coisa pra contar, muito suor a enxugar nessas proximidades ao Sol. Gente amável e hospitaleira. Perigo? Há sim, mas quem vive no Brasil nasceu com a capacidade de andar em quaisquer lugares, pous já nascemos com medo dos ladrões, desde a maternidade, pois até os filhos são roubados das mães.

Aqui é terra de Iguanas, por todo lado ouvimos o cantar de pássaros. Aqui é terra de Cacau que simboliza tanto prosperidade quanto generosidade! Água em abundância, terras inúmeras e muito ar limpo, fogo idem devido à proximidade do Sol, consequentemente acho que os quatro elementos moram aqui em pujança. Aqui escutei uma narrativa sobre o fogo que me impressionou e a repasso: o fogo é a matéria da revolução. O homem deixa de ser animal pelo advento do fogo e volta a ser animal pelo fogo, justamente porque foi a única matéria que o homem roubou dos Deuses! Aqui a noite é metade e o dia metade, pois aqui o fogo é equatoriano! 
Tem muita gente egoísta querendo explorar as ilhas do Equador, tem muita coisa que podia ser evitada também de invasão de Navios-pesqueiros detonando o entorno e consequentemente o lugar paradisíaco e não mais tão farto! O homem sempre apressando a desintegração dele próprio. 
Mas ainda poderíamos falar das ilhas Galápagos, em seus pontos extremamente positivos, mas não vamos tecer comentários, pois deve-se viver essa emoção e não apenas ficar na leitura. Moral da história: Visite Galápagos! 

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB